Home > Notícias

iPhone 4S x Galaxy S II x Bionic x BlackBerry Torch…

Comparamos os recursos do novo smartphone da Apple com os de quatro aparelhos e sistemas operacionais da concorrência para sabar o que cada um tem de melhor

PC World/EUA

05/10/2011 às 19h08

Foto:

O iPhone 4S pode parecer idêntico ao iPhone 4, porém as comparações param por aí. Por "debaixo do capô" do novo smartphone da Apple há inovações de hardware e software que ajudam a Apple a acompanhar o ritmo de seus rivais. Vamos mostrar como a quinta geração do iPhone desafia aparelhos com Android, Windows Phone 7 e BlackBerry, no que diz respeito às especificações técnicas dos aparelhos. 

Pelo fato de que  a Apple reciclou o design do iPhone no 4S, lançado dia 4/10, o novo aparelho continua dono do título de smartphone mais fino do mundo, seguido de perto pelo Samsung Galaxy S II - apesar de a espessura indicada pelo fabricante ser menor, o aparelho é mais grosso do que o iPhone 4S em determinados pontos (veja a tabela). O iPhone 4S, no entanto, ganhou um pouquinho de peso (de 137 para 140 gramas), o que torna o Galaxy S II o mais leve do mercado, com esbeltos 122 gramas. 

O novo iPhone 4S agora conta com o mesmo processador encontrado no iPad 2 - o A5 dual-core com 1 GHz, que está no mesmo patamar do Droid Bionic, da Motorola, e um pouco mais lento do que o processador dual-core de 1,2 GHz encontrado no Samsung Galaxy S II.

O HTC Titan e o BlackBerry Torch 9850 (que ainda não têm previsão de lançamento) não possuem processadores dual-core, e utilizam chips de um único núcleo, com 1,5 GHz e 1,2 GHz, respectivamente. A Apple não informou a quantidade de RAM encontrada no iPhone 4S, contudo espera-se que haja o dobro de memória do modelo anterior, chegando a 1 GB; o Galaxy S II e o Droid Bionic (assim como a maioria dos Android mais avançados) trazem exatamente essa quantidade de RAM. 

 

tabelaiphone4s01.jpg

 iPhone 4S: mesmo corpo, especificações diferentes (clique para expandir)

 

A companhia de Cupertino resistiu à tendência de aumentar progressivamente o tamanho das telas e manteve o visor de 3.5 polegadas no iPhone 4S, ficando atrás do rivais nesse ponto. Em comparação, o Droid Bionic e o Galaxy S II contam com tela de 4.27 polegadas, enquanto que a RIM também aumentou a tela do Torch para 3.7 polegadas, a maior em um BlackBerry até hoje.

Apesar de o fato de que o iPhone 4S possui a menor tela dessa comparação, a Apple manteve o Retina display, que tem a maior resolução e densidade de pixels de todo o grupo. O concorrente mais próximo do resultado da tela do iPhone 4S é o Droid Bionic, enquanto o Galaxy S II focou em imagens mais nítidas e cores mais vivas. O HTC Titan tem a densidade de pixels mais baixa. 

O 4S conta agora com uma câmera traseira de 8 megapixels, a mesma resolução encontrada  no Galaxy S II, no Droid Bionic e no HTC Titan. De acordo com a Apple, a empresa fez diversas melhorias nas lentes e na abertura da câmera, o que ajudaria a tirar fotos melhores - porém isso ainda precisa ser confirmado em uma bateria de testes.

A câmera também é capaz de gravar vídeos em Full HD com resolução de 1080p, assim como acontece com o Galaxy S II e no Droid Bionic. O Titan e o Torch podem gravar vídeos em alta definição a 720p, assim como o iPhone 4. 

Mesmo assim, a Apple manteve a mesma câmera frontal VGA para vídeo chamadas no iPhone 4S , no mesmo nível da câmera frontal do Droid Bionic e com resolução significativamente menor do que a câmera de 2 megapixels para videochamadas do Galaxy S II. Entre os candidatos, o Torch é o único que não possui uma câmera frontal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail