Home > Notícias

iPhone 5 com 4G no Brasil: governo acelera leilão de frequência

Segundo a Folha de S.Paulo, governo do país vai antecipar leilão para a frequência 700Mhz, usada pelo smartphone da Apple e cobiçada por operadoras.

Da Redação

05/02/2013 às 14h45

iphone5_435.jpg
Foto:

Uma boa notícia para os donos de iPhone 5 no Brasil: o governo federal pretende acelerar o processo de licitação da frequência 4G de 700MHz, a mesma suportada pelo smartphone da Apple e outros aparelhos da companhia, como iPad 3 e 4 e iPad Mini. As informações são da Folha de S.Paulo.

De acordo com reportagem do jornal, o processo deve ter início nas próximas semanas e resultará na maior licitação do setor de telecomunicações no país, com valor estimado em 40 bilhões de reais. Atualmente, as operadoras telefônicas brasileiras só podem usar uma outra frequência para 4G em território nacional, de 2,5 Ghz.

Além de "ajudar" os aparelhos da Apple, a mudança também seria benéfica para outras fabricantes de smartphones e tablets, já que a frequência de 700MHz é a mesma faixa usada para o 4G nos EUA.

A previsão inicial era de que o processo dessa licitação começasse no segundo semestre deste ano. De acordo com a Folha, a antecipação aconteceria porque o governo espera que ela seja concluída antes do período eleitoral em 2014, quando a presidente Dilma Rousseff deve tentar se reeleger.

As emissoras de TV inicialmente contestam a antecipação da licitação.  Isso acontece porque para liberar a faixa às operadoras telefônicas, será preciso mudar os canais que atualmente utilizam a faixa de 700MHz (entre 51 e 69, UHF). De acordo com a Anatel, a alteração pode atingir aproximadamente 1.200 cidades, incluindo SP e RJ. Anteriormente, a mudança estava prevista para acontecer até 2016.

Vale lembrar que alguns concorrentes do iPhone 5, como o Samsung Galaxy S III e o Motorola Razr HD, são compatíveis com o padrão atual de 4G no Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail