Home > Notícias

iPhone 5 lidera download de dados entre smartphones, diz pesquisa

De acordo com levantamento Arieso na Europa, rival Galaxy S III fica em primeiro em upload de informações. iPad 2 e Galaxy Tab se destacam entre tablets.

IDG News Service / EUA

14/01/2013 às 15h10

iphone5_43503.jpg
Foto:

Os usuários do iPhone 5 são os que mais consomem dados celulares, enquanto que os donos do Samsung Galaxy S III fazem mais upload de dados do que outros smartphones. As informações são de uma pesquisa recente feita pela consultoria Arieso.

Para a companhia, os volumes crescentes de dados continuam desafiando as operadoras de celular. “Apesar de algumas pessoas dizerem que o crescimento de dados está diminuindo ou não é realmente um problema, não vejo isso nas linhas de frente”, afirma o CTO da Arieso, Michael Flanagan.

A pesquisa da Arieso não especifica a quantidade de dados consumida por smartphones e tablets. Em vez disso, coloca o uso pelos donos do iPhone 3G como um padrão para comparar com os usuários de todos os outros aparelhos.

Assim, a consultoria concluiu que os usuários do iPhone 5 baixam mais dados do que os donos de qualquer outro smartphone, e mais do que quatro vezes o número atingido pelos usuários do iPhone 3G.

“Essa é efetivamente a continuação de um tipo de lei de Moore em que cada nova geração de iPhone consome 50 ou 60% mais dados do que a anterior”, disse Flanagan.

De forma geral, os usuários estão adquirindo cada vez mais conhecimento sobre tecnologia e querem fazer mais com seus smartphones, o que impulsiona o uso de dados. No caso do iPhone 5, uma tela maior (de 4 polegadas, pela primeira vez) com espaço para mais ícones também ajudou a aumentar o uso de dados, segundo Flanagan.

Usuários do HTC Sensation XL ficam em segundo lugar na lista dos mais “famintos” por dados, seguidos pelos donos do Samsung Galaxy S III, que consomem cerca de três vezes mais dados do que os usuários do já antigo iPhone 3G.

Leia também:

- Mais caro do mundo, iPhone 5 brasileiro custa o mesmo que TV 3D

- Galeria: os produtos mais caros da Apple no Brasil

iphone5real_435

Os donos do iPhone 5 podem liderar em downloads, mas os usuários do Galaxy S III fazem cerca de quatro vezes mais uploads de dados do que as pessoas que possuem o iPhone 3G. Em segundo lugar quanto a uploads fica o Galaxy Note II, seguido pelo iPhone 5, respectivamente com 3,7 e 3,4 vezes mais dados do que o iPhone 3G.

“Há alguns recursos no Galaxy S III que tornam o compartilhamento de dados um pouco mais simples e direto”, explica Flanagan.

O Galaxy Note II possui os mesmos padrões de uso que um smartphone padrão, em vez de um tablet. O aparelho da Samsung possui tela de 5,5 polegadas e fica no meio-termo entre “smartphones e tablets”.

Os três tablets incluídos na pesquisa – iPad, iPad 2 e Galaxy Tab 2 10.1 – são grandes usuários de dados, mas não conseguem acompanhar os números dos smartphones uma vez que são mais usados em Wi-Fi e muitas vezes possuem planos de dados “capados”, diz a Arieso.

Quanto ao uso de dados nos tablets, os papeis da Apple e Samsung se invertem em relação aos smartphones. Os usuários do Galaxy Tab baixam mais dados enquanto que os donos do iPad 2 ganham no upload.

A pesquisa da Arieso foi realizada em uma rede na Europa durante 24 horas. Cada aparelho incluído no levantamento tinha ao menos mil usuários, segundo a companhia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail