Home > Dicas

iPhone 5S, 5C ou nenhum deles: qual o melhor modelo para você?

Novos smartphones da Apple começam a ser vendidos nesta sexta-feira, 20/9, nos EUA e mais oito países. Veja nosso guia antes de sair às compras.

Macworld / EUA

12/09/2013 às 13h46

iPhone5C_43501.jpg
Foto:

Ok, respire fundo. A Apple revelou não apenas um, mas dois novos iPhones na semana passada. Agora você é desafiado pela pergunta que pode levar muitas pessoas à noites sem dormir e dúvidas intermináveis, ou coisas piores. Mas vamos te ajudar a responder essa questão: Você deve comprar um iPhone 5S, um iPhone 5C, ou nenhum dos dois?

Review rápido: iPhone 5C vs iPhone 5S

Para recapitular, os dois novos iPhones são o iPhone 5C e o 5S. O primeiro está disponível em cinco cores diferentes bem coloridas, com uma carcaça rígida e única de policarbonato. Sua parte interna é quase idêntica ao iPhone 5, com a diferença que o 5C tem uma bateria um pouco maior, e suporte para mais redes LTE.

O iPhone 5S se parece muito com o iPhone 5, com um corpo de alumínio disponível em três cores mais sóbrias (incluindo dourado aí) do que o 5C.  Ele traz um processador A7 mais rápido com suporte 64-bit, um novo coprocessador de movimento M7, uma câmera significativamente melhor, e o sensor Touch ID para impressão digital embutido no botão Home. Com isso em mente, vamos aos nossos conselhos de compra.

iphone5shands03.jpg

iPhone 5S tem o recurso Touch ID como um dos seus diferenciais

Se você já tem um iPhone 5

Se você comprou um iPhoen 5 nos últimos 12 meses, então não precisa do iPhone 5C. Você pode muito bem querer um iPhone 5C, ele tem um visual diferente, é colorido, ótimo de segurar, e quase certamente mais durável do que o iPhone 5 que você já tem.

Dito isso: ele é realmente quase que a mesma coisa que o iPhone 5, mas com um visual mais “alegre”. As melhorias internas não são significativas o bastante para fazer você colocar a mão no bolso. Você já tem um ótimo iPhone em mãos, e o iPhone 5C não melhora dramaticamente a experiência em relação ao aparelho que você já possui.

Agora, o iPhone 5S é uma história diferente. Por mais legal que seja, você não precisa usar sua impressão digital com o novo sensor Touch ID. A abordagem com a senha para desbloquear o aparelho continuará funcionando como sempre. Mas uma classe de donos do iPhone 5 deve considerar fazer o upgrade para o novo iPhone 5S: gamers mais aficionados ou outros usuários que exigem o melhor desempenho disponível.

iphone5_435

iPhone 5 recebeu desconto de R$100 da Apple Brasil na última semana

A App Store terá no futuro games que só vão rodar no iPhone 5S ou modelos mais novos (ainda não lançados) de aparelhos iOS. Se você é o tipo de pessoa que ama ter os mais novos e melhores games, pode acabar ficando sem esses jogos – ou suas versões com o máximo de desempenho – a não ser que compre o mais novo smartphone top de linha da Apple.

Você também poderia argumentar que usuários que gostam de tirar fotografias devem fazer o upgrade para o iPhone 5S, que a Apple diz possuir recursos do nível de câmera DSLR e que concorre com a qualidade da maioria das máquina point-and-shoot. Ainda é muito cedo para verificar essas alegações, mas mesmo que elas se sustentem, as pessoas que mais vão se importar com essas melhorias provavelmente já carregam câmeras dedicadas com eles. Talvez possa valer mais a pena esperar até 2014, quando o próximo iPhone top de linha terá uma câmera ainda melhor.

iphone5ccase.jpg

Apple aposta em cores bem chamativas para o iPhone 5C

Se você possui um iPhone mais antigo

Upgrade, upgrade, upgrade. É hora de entrar para o time do iPhone de quatro polegadas, e é hora de aceitar que seus acessórios antigos de 30 pinos estão quase no fim de suas vidas. Sim, a Apple continua vendendo o iPhone 4 e o iPhone 4S em alguns países, como o Brasil, mas são quase “relíquias”.

O desempenho dos novos iPhone 5S e 5C superam facilmente as habilidade do iPhone 4S. Os aparelhos mais recentes não são apenas mais rápidos e com uma tela maior, eles trazem vários benefícios em relação ao seu iPhone mais antigo: câmeras melhores, mais recursos iOS habilitados, suporte para aplicativos mais novos, e por aí vai.

Os desenvolvedores provavelmente vão focar seus esforços nos iPhones de quatro polegadas à medida que esses modelos ficarem mais e mais comuns. 

5S ou 5C: Qual o melhor iPhone para mim?

Então você é uma das pessoas que deveria fazer o upgrade. Qual nova versão do iPhone você deve escolher? Nos EUA, país onde provavelmente a maior parte dos consumidores brasileiros vai comprar o aparelho enquanto ele não chega por aqui oficialmente, o iPhone 5C desbloqueado tem preços a partir de 549 dólares contra 649 dólares de valor base do iPhone 5S. Vale notar que o iPhone 5 foi e continua sendo um aparelho, e talvez baixe mais ainda de preço nos próximos meses.

Sempre recomendo que você pague o iPhone com maior capacidade de armazenamento que puder pagar, uma vez que não é possível expandi-la nos aparelhos da Apple e nunca vimos ninguém reclamar de ter espaço DEMAIS. Os aplicativos estão ficando cada vez maiores, assim como o número de fotos e vídeos com as melhorias da câmera do smartphone.

Como um pai e viciado em aplicativos, cheguei a conclusão que 16GB não são suficientes para o meu iPhone – você pode verificar quanto espaço seus aplicativos e dados estão ocupando no seu aparelho indo em Ajustes > Geral > Uso. Vale notar que caso você queira um iPhone de 64GB, terá de pegar um iPhone 5S (ou iPhone 5), uma vez que o iPhone 5C só está disponível nas opções 16GB e 32GB.

Como mencionado acima, os gamers mais aficionados deveriam escolher o 5S em vez do 5C pelo seu maior poder de processamento. E pegar o iPhone 5S com maior capacidade de armazenamento que puderem, já que os games costumam ocupar bastante espaço.

Quem estiver com o orçamento mais apertado, deve escolher o iPhone 5C de 32GB, o iPhone 5S de 16GB (ou o iPhone 5, caso encontre uma boa oferta no Brasil).  Já quem estiver disposto gastar mais (e puder), pode apostar no iPhone 5S de 32GB que é uma ótima opção.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail