Home > Notícias

iPhone: app usa realidade aumentada para ajudar usuários daltônicos

DanKam ajuda usuários a distinguirem objetos que possuam cores de difícil identificação por pacientes daltônicos; aplicativo custa 3 dólares

Macworld / EUA

17/12/2010 às 18h21

Foto:

Já vimos que o recurso de realidade aumentada em aplicativos iOS pode ser utilizado para combater o Império, contudo,  não seria bom se também fosse utilizado para ajudar as pessoas daltônicas, por exemplo?

Essa foi a pergunta feita pelo pesquisador de segurança na web, Dan Kaminsky, que lançou um projeto chamado DanKam, um aplicativo experimental que foi inspirado em um amigo do pesquisador que é daltônico. O DanKam utiliza a câmera do iPhone ou iPod Touch de quarta geração para “mostrar” a cor de qualquer item que o dispositivo seja apontado, com o objetivo diferenciar de uma maneira melhor as cores do “mundo real” e aquelas vistas pelo paciente daltônicos. 

 

dankam01.jpg

Aplicativo ajuda os usuários a diferenciarem cores que confundem a visão

O app é dirigido a pessoas com diagnóstico de tricomacias anômalas que, de acordo com a pesquisa de Kaminsky, possuem o tipo de daltonismo mais comum, no qual as cores vermelha e verde se misturam uma com a outra. Há também configurações de customização, mas o desenvolvedor admite que a tecnologia ainda é experimental e que precisa de ajustes. É possível escolher entre diferentes modos e filtros que podem converter as cores para especificar as “partes” de um conjunto, trocar cores, aumentar a saturação, ajustes de balanço de branco, entre outros. O DanKam inclui também uma série de testes de cores de Ishihara

O desenvolvedor disse que está solicitando feedback, principalmente do público alvo do aplicativo, para poder aprimorar a utilidade e direcionar melhor o app. 

O DanKam custa três dólares e já está disponível na App Store brasileira para iPhone ou iPod Touch com iOS 4.0 ou superior. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail