Home > Dicas

iPhone: como usar calendários assinados

Com esse recurso é possível sincronizar dados com qualquer calendário que está na web, atualizando automaticamente as informações no aplicativo do celular

Macworld/EUA

26/10/2009 às 16h50

Foto:

Poucas pessoas sabem das possibilidades de uso de calendários assinados no iPhone. Eles sincronizam os dados com outros calendário na rede e mostram todas as anotações para o dia – as mesmas que são possíveis ver em outros computadores.

Os calendários assinados para o iPhone trazem alguns pequenos truques. Por padrão, eles não sincronizam com o Mac, a não ser que você tenha uma conta MobileMe.

Caso não tenha, existem algumas opções, e a melhor delas é sincronizar via iTunes. A desvantagem desse método é ter que conectar o telefone ao programa sempre que fizer alguma alteração no calendário.

Outra opção é se inscrever em um calendário direto do iPhone. A Apple destacou esse recurso quando anunciou o iPhone OS 3.0. Para isso, entre em Ajustes/Mail, Contatos e Calendário/Adicionar Conta/Outra. Você verá duas opções de calendário: conta CalDAV e Calendário Assinado.

calendarioassinado
Calendário Assinado: entre com a URL da opção que deseja assinar

O primeiro permite usar uma conta de serviços online que usem o padrão CalDAV, como o Google Calendar. O segundo é o recurso que estamos procurando, que permite assinar um calendário online publicado no formato .ics.

Você vai precisar entrar com a URL (endereço) do calendário que você quer assinar (copiar e colar é o seu melhor amigo aqui); assim que tiver feito isso, as informações aparecerão no aplicativo de calendário do iPhone.

Mas há uma exceção. É o calendário de aniversários do iCal, que pode ser configurado também pela interface web do MobileMe. Tecnicamente, ele é exibido como um calendário assinado, mas o iCal gera esse arquivo automaticamente, ao capturar datas gravadas no Address Book.

Mesmo que você ative esse calendário no iCal e no MobileMe, você ainda não poderá vê-lo no iPhone. Para driblar isso, habilite o calendário de aniversários no iCal, então publique-o no MobileMe ou em seu próprio servidor WebDAV. Então você pode assiná-lo no seu iPhone seguindo a dica anterior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail