Home > Notícias

iPhone desbloqueado pode ser alvo do vírus Ikee

Praga atinge smartphones que fizeram jailbreak e substitui papel de parede, sem autorização, por foto de cantor dos anos 80.

IDG News Service

09/11/2009 às 10h11

Foto:

Uma nova praga, apontada como o primeiro worm – nome técnico dado a vírus que têm a capacidade de ser replicar automaticamente – para iPhone foi identificada. O Ikee ameaça apenas os smartphone da Apple nos quais tenham sido feito jailbreak, processo de desbloqueio para a instalação de aplicativos não autorizados pela fabricante.

Aparentemente, o Ikee não faz nada de ruim. O que os pesquisadores descobriram é que Le substitui o papel de parede que eventualmente esteja sendo usado no iPhone da vítima por uma fotografia cantor Rick Astley, famoso nos anos 1980, e depois procura outros telefones para infectar.

Mas o Ikee pode ser modificado e fazer coisas potencialmente mais perigosas, como roubar informações do aparelho. “Existe um risco real de alguém usar o código para fazer algo nocivo”, disse o consultor de tecnologia da Sophos, Graham Cluley.

iphone-astley-ikee.jpg
Papel de parede trocado

O worm não é a primeira ameaça já criada para iPhone. No começo de outubro surgiu um cavalo de tróia (programa nocivo que se passa por um software legítimo) que apagava arquivos do aparelho.

O Ikee só atua em iPhone desbloqueados pelo jailbreak, que rodem um utilitário chamado Secure Shell (SSH) que esteja com a senha padrão “alpine”.

Saiba mais detalhe de como isso funciona no site da Macworld.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail