Home > Dicas

iPhone: dicas para usar melhor o iMessage

Saiba como ativar recibos de leitura, integrar endereços de e-mail e alterar sua identificação ao enviar mensagens

Macworld/EUA

20/12/2011 às 13h50

Foto:

Uma das novidades do iOS 5 é o iMessage, um recurso do aplicativo Mensagens que pode enviar textos, imagens e vídeos para outro iPhone sem consumir o plano de dados da sua operadora. O que é melhor é que ele funciona com qualquer dispositivo com iOS 5, o que significa que os donos de iPad e iPod Touch também podem trocar mensagens entre si. 

Vídeo: 20 dicas para o iOS 5

Apesar do recurso ser muito simples, algumas dicas podem deixá-lo ainda melhor, a partir de opções que podem às vezes pode passar despercebidas. 

Recibo de leitura
O iMessage tem um recurso que indica ao usuário quando o destinatário leu a sua mensagem. Essa opção, chamada Recibos de Leitura, fica desligada por padrão; você pode ver na tela de mensagens quando ela foi enviada. Se o destinatário ligar esse recurso, é possível ficar sabendo o momento no qual o recado foi aberto.

Isso pode parecer mania de perseguição, mas não é - esse recibo é ótimo para momentos em que a outra pessoa esquece o celular na bolsa, por exemplo, e informa ao emissor que o recado de “vou chegar 10 minutos atrasado” ainda não foi lido. 

Para fazer isso, abra os Ajustes, deslize a tela até a opção mensagens. A partir daí, ative o botão da opção Recibos de Leitura. 

 

imessagedicas01.jpg

Quando a mensagem é aberta, o aplicativo mostra o horário da leitura

Endereços de e-mail
Ainda não feche o aplicativo de Ajustes. Enquanto estiver nessa tela, vá um pouco mais para baixo e toque em Receber em. Esse é o local no qual o usuário pode configurar endereços de e-mail que possua e nos quais você deseja receber as mensagens.

Caso possua mais de um endereço (um pessoal e outro para o trabalho, ou várias contas pessoais), é possível configurar para que o iMessage envie para todos esses e-mails. 

A Apple irá pedir que o usuário confirme todos os endereços que forem adicionais; a empresa enviará um e-mail com um link, para provar que você realmente possui o e-mail em questão. 

Dessa maneira, pessoas que possuem endereços diferentes de um usuário podem entrar em contato com o mesmo via iMessage, já que todas as mensagens recebidas irão para o mesmo lugar. 

Identificação
Ainda não é hora de fechar o aplicativo de Ajustes! Dentro da opção Receber em, logo abaixo dos e-mails que foram recebidos, há uma configuração chamada ID do Chamador, que é a maneira usada para identificar o usuário que envia as mensagens. Em um iPhone, pode ser o número do celular ou qualquer endereço de e-mail que esteja conectado à conta do iMessage. 

Um bom conselho é utilizar o endereço de e-mail principal, em vez o número de celular. Essa configuração é boa para usuários de iPhone que se conectam a outras pessoas que possuem dispositivos iOS diferentes - como um iPad ou iPod touch.

Esses aparelhos não têm um número de telefone, e não podem receber mensagens enviadas do número do iPhone, entretanto, podem exibir mensagens enviadas de um e-mail integrado o iMessage. Logo, ao utilizar o endereço de e-mail como seu ID do Chamador, é possível ainda se certificar de que todas a mensagens serão sincronizadas em todos os seus dispositivos iOS. 

Ao escrever mensagens para seus amigos, utilize o endereço de e-mail dos mesmos (e não o número de celular) quando possível; isso irá garantir que as mensagens serão sincronizadas entre todos os aparelhos. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail