Home > Notícias

iPhone e Android vão derrubar BlackBerry nas empresas ainda em 2012, diz IDC

O iPhone estará no “topo corporativo” das vendas de smartphones em 2016, quando atingirá 68,9 milhões, segundo a consultoria

Matt Hamblen, Computerworld/EUA

26/11/2012 às 22h54

Foto:

Os iPhones e os smartphones com Android irão substituir o BlackBerry como os smartphones mais utilizados pelos trabalhadores de todo o mundo em 2012, segundo a IDC, em uma previsão atualizada.

O relatório da IDC sobre o uso corporativo de smartphones nota que as empresas estão comprando iPhones "em massa", embora dispositivos baseados em Android estejam no topo da lista dos comprados diretamente pelos trabalhadores. A empresa de pesquisa de mercado separa esses smartphones para fins corporativos comprados pelo funcionário ou pela empresa daqueles adquiridos pelo consumidor comum.

A IDC projeta que, para todos este ano, as vendas de smartphones Android para consumo chegará a 351,9 milhões, as "funcionais" serão 87,7 milhões, e as corporativas, 15,1 milhões. Por outro lado, a Apple venderá 78,6 milhões de iPhones aos consumidores, 37,1 milhões aos funcionários e 31,1 milhões para empresas.

Combinadas, as vendas corporativas de iPhones e smartphones Android irão se distanciar das vendas semelhantes do BlackBerry pela a primeira vez. As vendas do smartphone da RIM para funcionários em 2012 chegarão a 5,2 milhões, enquanto para consumidores serão de 14,8 milhões, projeta a IDC.

iphone5_435

O iPhone estará no “topo corporativo” das vendas de smartphones em 2016, quando atingirá 68,9 milhões, segundo a IDC em sua previsão. O smartphone da RIM liderou as vendas corporativas em 2011, com 22,4 milhões. "O BlackBerry continua a ser o padrão de ouro para a segurança", disse a IDC, mas acrescentou que o reduzido interesse dos consumidores e desenvolvedores "dificulta sua viabilidade no futuro." A Research in Motion prometeu lançar dois novos smartphones BlackBerry 10 em 30 de janeiro.

Android x Segurança
Analistas da IDC disseram que o futuro do Android tem o "problema oposto" daquele enfrentado pelo BlackBerry. O sistema operacional de código aberto do Google tem uma grande comunidade de desenvolvedores, mas um ecossistema de dispositivos fragmentado e "mais lacunas em segurança do que muitas organizações aceitam", disse a IDC.

Enquanto isso, a popularidade da Apple com os consumidores e um forte esquema de segurança "fizeram dela uma vencedora para uso empresarial", disse a IDC. 

A IDC chamou o Windows Phone de "ovelha negra" e prevê que poucas empresas irão adotar a nova plataforma da Microsoft em breve. A empresa projeta que o número de vendas de smartphones deve chegar a 1,25 bilhão em 2016.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail