Home > Dicas

iPhone e iPad: 24 dicas e truques para dominar o iOS 6 – Parte 1

Separamos dicas para ajudar usuários novatos e experientes do sistema móvel da Apple. Lista inclui fazer aparelho ler em voz alta e limitar publicidade.

Macworld / EUA

19/02/2013 às 10h51

aparelhosiOS_43501.jpg
Foto:

Talvez você já seja um mestre do iOS. Ou talvez se considere mais um novato. De qualquer maneira, nos sentimos confiantes de que ao menos alguns dos truques e dicas para iOS 6 que apresentamos a seguir serão novos para você. Além disso, esperamos que realmente goste e se beneficie deles – tanto quanto nós.

Clique aqui para conferir a Parte 2 desse especial.

Espalhe a palavra

Seu iPhone ou iPad podem ler para você - Habilitar a opção Falar permite que seu aparelho iOS leia em voz alta para você qualquer texto selecionado. Abra o app nativo Ajustes, depois em Geral, e então Acessibilidade. Vá até Falar Seleção, e habilite a opção.

Agora, abra qualquer app em que possa destacar texto – suas opções incluem Mail, Safari e Notas, entre muitos outros. Selecione o trecho de um texto e verá aparecer uma nova opção no menu contextual (pode ser preciso tocar na seta à direita para ver todas as opções). Toque então no comando Falar, e seu aparelho iOS vai comecer a ler o texto em alto e bom som (e com um sotaque um tanto estranho, em português).

Habilite o teclado Emoji - Talvez já tenha visto esses ícones em e-mails, mensagens e tuítes, e pensado como as pessoas conseguem usá-los. Não é preciso baixar nenhum app, já que a Apple trata o Emoji como um teclado internacional.

Para habilitá-lo, basta acessar Ajustes, Geral, Internacional, Teclados e então selecionar Adicionar novo Teclado e encontrar o Emoji. Em qualquer aplicativo que possa digitar texto, toque no globo próximo a barra de espaço e troque do teclado tradicional para o Emoji.

Emoji falado – Para diversão de verdade, digite alguns símbolos do Emoji, selecione-os, e então toque no botão Falar. Você vai ouvir os nomes sempre divertidos de cada um deles lidos em sequência. 

ios6mestre01.png

“Brincando” com os Ajustes

Privacidade: Você não quer necessariamente seus dados pessoais acessíveis para todos os apps que pedirem, e o iOS está aqui para te dar esse controle sobre suas informações. Na seção Privacidade, do app Ajustes, você pode não apenas ajustar quais apps tem acesso a sua localização, mas também impedir que eles acessem seus contatos, calendários, lembretes, fotos, e compartilhamento Bluetooth.

Além disso, se você usa Facebook ou Twitter, pode decidir quais dos seus app podem fazer login com as suas credenciais. Apenas selecione a seção apropriada para qualquer um deles e mude a chave para Off.

ios6mestre02.png

Restrições – Vá em Ajustes, Geral, e então Restrições. Será pedido que você digite um código de acesso. Você pode então selecionar quais recursos quer “bloquear” em seu aparelho iOS. Se estiver planejando emprestar o iPhone para seu filho usar, e ele tiver o hábito de apagar apps sem querer, é possível desabilitar essa ação (Apagar Aplic.) na tela de Restrições. Também é possível evitar o acesso a iTunes Store, iBookstore, Safari, Camera, FaceTime, e mais.

Acesso guiado – Enquanto estamos falando de limitar o que o seu aparelho iOS pode fazer, é uma boa hora para mencionar o Acesso Guiado, que pode ser habilitado em Ajustes, Geral, Acessibilidade. Uma vez que tiver habilitado o recurso, vá em qualquer outro aplicativo e dê um clique triplo com o botão Home. Isso iniciará o Acesso Guiado.

Agora, se quiser, pode bloquear determinadas regiões da interface do app usado no momento. Digamos, por exemplo, que o game que seu filho vai jogar tem um botão Configurações onipresente. Você pode traçar um círculo em torno desse botão, e essa seção do app vai ignorar qualquer toque. Outro recurso importante do Acesso Guiado é que ele desabilita o botão Home, para que seu filho não feche de forma acidental o aplicativo antes da hora. Para sair de um app no modo Acesso Guiado, é preciso apertar três vezes o botão Home mais umavez, e digitar o código escolhido anteriormente.

Um benefício extra do Acesso Guiado é que ele pode servir como um melhor Não Perturbe, uma vez que silencia notificações de banners e sons de alerta enquanto está habilitado.

Limitar rastreamento de publicidade – Se você vai restringir o acesso dos seus filhos, pode muito bem limitar também o que os anunciantes podem fazer, certo? Em Ajustes, Geral, toque em Sobre, e então em Publicidade lá no final da lista. Na tela que aparecer, você verá duas opções. A primeira, Limitar Publicidade Rastreada, fornece um indicador para anunciantes da web de que você não quer que eles rastreiem quais anúncios você viu e clicou/se engajou, para que eles possam te mostrar anúncios que pensam ser mais direcionados para você.

A segunda opção na tela é um botão para reiniciar seu identificador de publicidade – uma novidade da Apple no iOS 6. É feito para funcionar como um rastreador que atua anonimamente e os anunciantes podem usar para reconhecer seu interesse quando mostram seus anúncios em apps. A Apple ainda não exige que os anúncios feitos dentro dos aplicativos usem o identificador, mas diz que um dia fará isso. Se começar a ver publicidade no app que parece te conhecer bem demais, pode reiniciar seu identificador de publicidade para começar do zero.

Gerencie o armazenamento no seu aparelho – Talvez seu iPhone não te permita tirar outra foto, ou talvez o iPad se recuse a baixar mais um app. Como o espaço de armazenamento no iOS não é expansível, é importante monitorar o que está ocupando os GB disponíveis no seu aparelho. Veja como. Vá em Ajustes, Geral, Uso, e espere um momento até o sistema calcular quais os aplicativos que estão ocupando mais espaço.

Normalmente, Música e Fotos e Câmera são os maiores culptados. Caso você use um serviço na nuvem como o iTunes Match, pode apagar com segurança o cache de música no seu aparelho para liberar espaço. Se sincronizar seu aparelho com seu Mac para fazer backup de fotos e vídeos, pode então apagar esses arquivos também.

No restante da lista, você vai ver os apps que usa, ordenados pelos que mais ocupam espaço no topo. Caso veja um software que não usa quase nunca e toma muito espaço, vale apagá-lo.

Foto perfeita

Tire fotos enquanto grava vídeos – Você está usando seu iPhone 5 para filmar um momento mágico, e gostaria de poder tirar uma foto ao mesmo tempo. Não pare de gravar! Apenas toque no botão de câmera, que aparece na tela ao lado do botão do obturador enquanto você filma. Vale notar que as fotos não serão tiradas com o sensor de fotografia do iPhone, mas com os sensores de vídeo, um pouco menos impressionantes. Mesmo assim, as imagens devem ficar boas. Vale notar que essa dica só vale para o iPhone 5.

Panorama reverso- Já que estamos falando de dicas que só funcionam com determinados modelos de iPhone, aqui vai uma que só importa para os donos do iPhone 4S ou mais recente – isso é, iPhones que tenham suporte para tirar fotos panorâmicas de modo nativo. Normalmente, o app Câmera te pede para tirar essas fotos da esquerda para a direita. Para reverter isso, toque uma vez no guia panorâmico para mudá-lo para o lado oposto da sua tela.

ios6mestre03.png

Telefones, textos, e coisas do tipo

Customize as respostas automáticas para ligações recusadas – Alguns momentos não são os melhores para atender uma ligação. Apesar de você poder simplesmente deixar a chamada ir para a caixa postal, às vezes você quer ou precisa explicar a razão por não estar atendendo. O iOS 6 te permite fazer isso de forma rápida com uma mensagem de texto. Apenas deslize para cima o dedo no ícone de telefone que aparece próximo ao deslizador de bloqueio e selecione Responder com Mensagem.

Por padrão, você terá três opções pré-determinadas, juntamente com um botão que te permite digitar um texto customizado. Mas você também pode personalizar as mensagens pré-feitas indo em Ajustes, Telefones, Responder com Mensagem.

Customize os modos de vibração para seus contatos – Quer saber quem está ligando sem nem precisar tirar o iPhone do bolso? Você não apenas pode determinar um toque customizar um toque ou mensagem para um contato, como também um padrão vibratório.

Abra a opção Telefone ou Contatos, selecione um contato, então toque no botão Editar no canto superior direito. Vá até o campo vibração, logo abaixo de toque. Toque nele, e verá uma lista de padrões embutidos de vibração que pode escolher. Mais embaixo há uma opção Criar Nova Vibração. Selecione-a e poderá criar seu próprio ritmo ao apenas tocar na tela. Também é possível fazer o mesmo para as mensagens recebidas – na página do contato vá em “som mensagem”, logo abaixo é possível definir a vibração.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail