Home > Dicas

iPhone e iPad: 24 dicas e truques para dominar o iOS 6 – Parte 2

Segunda lista sobre sistema móvel da Apple traz dicas sobre o Mail, compartilhamento de fotos e navegação no Safari.

Macworld / EUA

27/02/2013 às 13h13

aparelhosios6_43501.jpg
Foto:

Continuando a missão de transformar os nossos leitores em verdadeiros mestres do iOS 6 (se é que muitos já não dominam o sistema), publicamos hoje, 28/2, a segunda parte do nosso especial sobre o assunto.

Enquanto o primeiro trecho, publicado ontem, 27/2, trazia um foco maior em ligações, fotos, e configurações, agora voltamos as atenções para o Mail, compartilhamento de imagens e navegação na web, entre outras coisas.

(Observação: não incluímos nenhuma dica do Siri, pois o recurso ainda não está disponível em português, além de continuar em fase beta, segundo a própria Apple)

No Mail

Adicione rapidamente fotos e vídeos em suas mensagens – Suponha que tenha tirado aquela foto panorâmica perfeita e quer enviá-la por e-mail a um amigo. Não é preciso abrir o aplicativo Câmera ou Fotos para isso. Em vez disso, vá até o Mail e comece a escrever uma nova mensagem. Toque uma vez na seção em branco da mensagem para abrir o menu contextual, e então selecione a opção Inserir Foto ou Vídeo (Insert Photo or Video). Então você verá a conhecida tela de seleção de imagens.

Retorne para os rascunhos de maneira rápida – Talvez você tenha abandonado aquela mensagem antes de enviá-la. Não precisa navegar até as “profundezas” do aplicativo Mail para encontrar sua pasta Rascunhos. Em vez disso, você pode segurar apertado o botão Nova Mensagem para trazer uma lista com todos os seus rascunhos salvos.

Arquivar mensagens – Você provavelmente sabe que pode arquivar mensagens da sua conta do Gmail no iOS. Mas você também pode adicionar uma opção de arquivo para mensagens no seu endereço de e-mail do iCloud. Para fazer isso, vá em Ajustes -> Mail, Contatos e Calendário e toque na sua conta iCloud. Depois, toque na entrada Conta no topo da tela, desça até a seção Avançado, e selecione seu endereço de e-mail; deslize o dedo para baixo até encontrar a opção Arquivar Mensagens. Habilite a opção (mude a chave para On), e então certifique-se de tocar no botão Ok (Done) no canto superior direito da tela para salvar a alteração.

Agora, todas as instâncias do comando Apagar (Delete) no Mail serão substituídas pelo botão Arquivar (Archive).

Apagar mensagens – Se você habilitar o arquivamento como uma opção para suas mensagens, isso não significa que você não pode mais apagar mensagens do seu iPhone ou iPad. Apenas toque e segure apertado o botão Arquivar e então terá uma segunda opção: Apagar Mensagem.

Navegando na web

Acesso rápido ao seu histórico recente de navegação – Na versão mobile do Safari, toque e segure apertado o botão Voltar (seta à direita) para ver uma lista das páginas recentemente visitadas. No iPad, toque e segure o botão Nova Aba (+) para receber a listagem das abas fechadas por último.

Abrir páginas web em segundo plano – O Safari no Mac torna fácil abrir páginas “linkadas” em uma nova aba, para que você não precise interromper o que está lendo apenas porque quer dar uma olhada em alguns itens “linkados”. Você recebe a mesma opção no iOS, mas é preciso habilitá-la primeiro. Vá em Ajustes -> Safari -> Abrir Links e escolha a opção Em Segundo Plano. Agora, toque e segure apertado os links no Safari para abri-los em segundo plano.

ios604.png

Modo de tela cheia – Uma das novidades do iOS 6 é a opção para navegar pela web no modo de tela cheia (full-screen) – ao menos quando você está usando o iPhone na orientação paisagem (horizontal). Esse modo libera os pixels que normalmente são ocupados pelas abas de localização e de abas do Safari. Para acionar esse modo, coloque o smartphone na horizontal, e então aperte as duas setas do modo tela cheia no canto inferior direito da tela.

Compartilhe suas imagens

Compartilhamentos de fotos – Você provavelmente já sabe sobre seu próprio Photo Stream, que compartilha aparelhos entre seus gadgets iOS e Macs. Mas se quiser compartilhar imagens com amigos, familiares, ou colegas, também pode criar os streams de fotos compartilhadas (Shared Photo Streams).

Para criar um stream desse tipo, abra o aplicativo nativo Fotos e toque no botão Compartilhamento de Fotos na barra de ferramentas na parte inferior da tela. No canto superior esquerdo há um botão de mais (+); toque nele e digite um nome para seu compartilhamento juntamente com uma lista de pessoas que gostaria de convidar. As fotos podem ser adicionadas a partir dos seus álbuns existentes ou do Rolo da Câmera ao tocar no botão Compartilhar (Share) e selecionar Compartilhamento de Fotos (Photo Stream) ou ao tocar em Editar (Edit) enquanto está visualizando seu stream compartilhado e tocar no botão Adicionar (Add) que aparece na parte inferior da tela. Apesar de as pessoas com quem você compartilhou as imagens poderem comentar ou “curtir” as fotos, elas não podem adicionar as fotos delas ao stream.

ios6mestre05.png

Espere, ainda tem mais

Direções de mapas como no iOS 5 – Todos já enfrentamos problemas com os Mapas do iOS 6 nos levando a lugares que provavelmente não queríamos ir. Mas se você simplesmente pega as direções para uma rota ao tocar no botão Rota Rápida (Quick Route) no Mapas, não pode dizer sempre qual caminho o app tem em mente. Se quiser ter um preview da sua rota, toque no seu destino no mapa e selecione a opção Itinerários até Aqui. Então, em vez de usar a opção Localização Atual (Current Location) para o seu ponto de início, digite manualmente o endereço e toque em Rota. Uma vez que tiver escolhido sua Rota e tocado em Iniciar (Start), poderá navegar pelas instruções no topo e ver exatamente qual caminho o Mapas quer que você faça. (É a mesma maneira como você recebia itinerários no iOS 5.)

Lembretes baseados em localização para locais específicos – Se você quer ser lembrado de fazer algo quando sai de casa, do trabalho, ou do seu local atual, ou qualquer endereço da sua pasta de contatos, saiba que é muito fácil fazer isso com o app Lembretes do iOS. Mas e se você quiser lembrar de comprar algo quando está no mercado ou na farmácia? Provavelmente não quer adicionar o endereço desses locais apenas para ter esse recurso.

Felizmente, você não precisa fazer isso. Quando você cria um lembrete, toque nele e acione a opção Lembre-me em um Local (Remind Me At a Location). Por padrão, o Lembretes vai usar seus endereços padrão – toque nele e terá uma variedade de opções, incluindo, na parte inferior, uma caixa de texto para digitar um endereço customizado.

Baixe uma única música pelo iTunes Match – No iOS 6.1, a Apple restaurou mais uma vez a habilidade dos usuários do serviço iTunes Match baixarem qualquer faixa individual da nuvem para seu aparelho iOS – apenas no ícone de download da nuvem. Além disso, se você decidir que quer liberar espaço no seu gadget, pode apagar a faixa baixada ao deslizar seu dedo por ela e tocar na opção Apagar (Delete).

Controles de música mais fáceis via USB – Talvez você tenha abandonado a noção de ligar seu iPhone no carro via USB porque está cansado da tela Acessório Conectado que domina o app Música na configuração. Boa notícia! O iOS 6.1 melhorou isso, e, finalmente, o app Música agora permanece acessível mesmo quando você conecta via USB seu iPhone em um aparelho que não tenha a distinção Feito para iPhone (Made for iPhone). Um alívio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail