Home > Dicas

iPhone e iPad: app reúne contas de redes sociais e serviços na nuvem

Aplicativo gratuito KiteDesk é boa opção para quem tem muitas contas em serviços como Facebook, Twitter e Dropbox. Interface bagunçada é ponto negativo.

Macworld / EUA

26/03/2013 às 18h57

aparelhosiOS_43501.jpg
Foto:

Gmail, Dropbox, Facebook, Twitter. Se você é usuário desses serviços, fica frequentemente navegando entre essas e outras ferramentas sociais e de armazenamento na nuvem. E se tiver mais de uma conta em um ou mais deles, a chateação só aumenta.

O aplicativo KiteDesk agrega todos os seus serviços sociais e de armazenamento na nuvem em um único local. Isso significa que você só precisa usar um aplicativo iOS ou via web para visualizar todos os seus feeds, mensagens de e-mail, arquivos, contatos, e mais.

Fiz a maioria dos testes em um iPad, apesar de você poder fazer isso facilmente por meio do seu navegador na web. Não há custo para usar o KiteDesk  (e aparentemente não há anúncios nesse modelo). Tudo que você precisa fazer é dar permissão para o aplicativo acessar uma ou mais contas do Dropbox, Facebook, Google, Twitter, e Yahoo.

Obviamente que quanto mais contas você adiciona, mais prático fica o uso do KiteDesk. A interface te permite mudar entre “streams” (ou seja, tudo de redes sociais), mensagens (e-mails), pessoas, eventos, e documentos. Para qualquer categoria que você selecionar, você vê tudo de todas as contas que estão conectadas. Essa é a parte de “agregador” da equação.

E é aí que o KiteDesk pode te economiza tempo e cliques: em vez de precisar fazer login, digamos, nas suas três contas diferentes do Twitter, você pode ver todas em um só lugar. Em vez de precisar abrir suas contas do Google Drive e Dropbox em busca de um arquivo em especial, pode fazer essa pesquisa logo ali, no software.

kitedesk01.jpg

Só há um problema com o serviço, que é como ele apresenta tudo. No meu iPad, por exemplo, os streams são desnecessariamente grandes. Posso ver apenas dois itens por vez sem fazer scrolling.

Os feeds do Facebook e Twitter são um pouco melhores, geralmente “espremendo” um ou dois itens adicionais na tela, mas de forma geral o KiteDesk precisa fazer um trabalho melhor equilibrando o espaço disponível.

O mesmo vale para a versão baseada na web, que te mostra um arranjo mais randômico de grandes títulos, cada um representando um post no Facebook, tuíte, etc. As visualizações de caixa de entrada e arquivo são um pouco melhores (na web, pelo menos), se baseando em uma lista mais tradicional.

Por fim, vale notar que a interface do KiteDesk é um pouco confusa e “lotada”. Mas se você estiver disposto a deixar esses problemas menores de lado, vai encontrar uma ótima ferramenta para gerenciar várias contas e manter abas em todas as suas coisas. Ainda não encontrei outra ferramenta igual essa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail