Home > Notícias

iPhone e iPad podem ganhar sistema de projeção “interativo”

Aparelhos da Apple seriam capazes de criar áreas de trabalho virtuais, e manipular dados no estilo do filme "Minority Report"; registro de patente já foi feito pela Apple

Macworld/Reino Unido

12/08/2011 às 15h13

Foto:

Seu iPhone, iPad ou qualquer outro dispositivo iOS que seja lançado no futuro podem ser capazes, no futuro, de trabalhar em conjunto para criar um espaço de trabalho compartilhado virtual, exibido em uma parede, porta ou qualquer outr superfície  lisa. 

A U.S Patent and Trademark Office (ou Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA, em tradução livre) publicou nesta quinta-feira (12/8) um novo pedido de patente da Apple que sugere que a companhia pode integrar mini-projetores em futuros dispositivos iOS, como o iPhone e o iPad.

E esses projetos não servirão apenas para exibir uma apresentação de slides; em vez disso, eles criarão um espaço virtual que permitirá aos usuários compartilharem arquivos através dos aparelhos e até utilizar gestos no estilo  do filme "Minority Report", estrelado por Tom Cruise, para manipular os conteúdos. A patente foi descoberta pelo site Patently Apple

O documento descreve como seria utilizar os aparelhos ou um Mac conectado a um projetor externo para criar dois displays separados; outra possibilidade seria combinar os aparelhos para criar uma projeção ainda maior.

 

A Apple chama esse método de “área de trabalho compartilhada” e, em ambas configurações, os aparelhos de projeção podem compartilhar conteúdos diretamente a partir de transferências de um dispositivo para outro ou em  rede compartilhada.

 

projetorapple01.jpg

Patente indica que Macs e dispositivos iOS poderão projetar áreas de trabalho virtuais 

Este novo sistema pode também utilizar câmeras para detectar o movimento de sombras e silhuetas na frente dessa tela, o que permitiria, em tese, que os usuário pudessem manipular conteúdos exibidos na parede, como arrastar uma imagem de um display para o outro ou utilizar o movimento de pinça para reduzir o tamanho de uma imagem. 

A área de trabalho do iOS é uma idéia interessante, no entanto, muitas companhias patenteiam ideias que nunca resultam em um produto final, logo, ainda não é certo se esse espaço de trabalho compartilhado verá a luz do dia.

Apesar disso, esse não é o primeiro rumor da Apple em relação a projetores: em dezembro, havia especulações de que o iPhone 5 teria um projetor compacto e, em abril, o site 9-to-5 Mac escreveu sobre uma patente de um sistema de projeção a laser que poderia ser integrado aos Macs. Em 2009, o Pattenly Apple também exibiu um documento de registro de propriedade intelectual do que seria um iPhone com um projetor

Para esquentar as especulações a respeito dos planos da Apple com projeções, o MacRumors descobriu recentemente que a Apple adquiriu o domínio applepico.com.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail