Home > Notícias

iPhone é três vezes mais confiável que Samsung Galaxy, diz pesquisa

Segundo levantamento, consumidores deram nota bem mais alta para smartphone da Apple em comparativo com rivais Samsung, Nokia e Motorola.

Macworld / Reino Unido

26/02/2013 às 12h11

Foto:

O iPhone é três vezes mais confiável do que os aparelhos Galaxy, da rival Samsung, de acordo com uma nova pesquisa pela consultoria FixYa. As informações são da CNET.

Em comparativos feitos no estudo, a FixYa viu Apple, Samsung, Motorola e Nokia ficarem com resultados parecidos em testes de confiabilidade envolvendo suas linhas de smartphones, iPhone, Galaxy, Droid e Lumia, respectivamente.

Para chegar a esses resultados, a FixYa combinou e analisou os dados de 722.558 impressões de problemas que foram postadas por consumidores pelo site ou aplicativo da organização. Além disso, a empresa também levou em conta no seu levantamento os dados de participação no mercado fornecidos pela consultoria StatCounter, resultando assim no Relatório de Confiabilidade de Smartphones (Smartphone Reliability Report), que pode ser lido nesse link.

O documento dá uma nota de confiabilidade para cada fabricante de smartphone. Essa pontuação é baseada justamente nas informações coletadas pela FixYa. Segundo a pesquisa, a Apple recebeu uma classificação de confiabilidade muito mais alta do que suas rivais, 3,47 contra 1,21 da Samsung, por exemplo. Enquanto isso, Nokia e Motorola ficaram bem atrás dessas duas empresas, com pontuações de 0,68 e 0,13, respectivamente.

Em uma análise mais profunda dos resultados, o relatório destaca que a duração de bateria do iPhone é a principal causa de problemas para os usuários. Também tiveram destaque entre os usuários iOS questões como falta de novos recursos, customização e problemas para se conectar a redes Wi-Fi.

 pesquisafixya01.jpg

A FixYa nota ainda que a interface de usuários simples, a confiabilidade e o ecossistema de aplicativos são os prós mais significativos do iPhone, segundo os consumidores.

Os usuários da Motorola acham que apps pré-instalados causam a maior parte dos problemas dos seus smartphones, enquanto que questões da tela touchscreen, e qualidade do alto-falante e da câmera também são áreas problemáticas. Por outro lado, o design e a duração de bateria são os pontos fortes do Droid, aponta a pesquisa.

Quanto a Samsung, o microfone é o principal problema da linha Galaxy, segundo os consumidores – 40% apontaram bugs relacionados a essa área. Outros problemas comuns nos smartphones Galaxy incluem bugs com duração debateria, alto-falante, e superaquecimento. Já os principais pontos positivos apontados pelos entrevistados incluem qualidade da tela, interface de usuário e a duração de bateria, que apareceu nos dois lados.

Por fim, o Nokia Lumia é descrito como “um pouco lento” no relatório, que também aponta um pobre ecossistema de apps, duração de bateria e superaquecimento como as áreas mais problemáticas da linha de aparelhos.  Por outro lado, os recursos mais fortes do produto, segundo os usuários, são a durabilidade e o touchscreen da tela, assim como a interface de usuários da tela inicial.

“Os smartphones são consistentemente comparados em uma base de caso-a-caso, mas ninguém olhou para as tendências gerais em uma linha completa de uma fabricante”, afirma o CEO e fundador da FixYa, Yanic Bensadon. “O resultado é um método preciso e justo, e uma abordagem escala para comparar de maneira justa essas empresas para realmente ver qual as mais confiáveis, e quem não está nem competindo no mercado.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail