Home > Notícias

iPhone ganha espaço nas grandes empresas

Levantamento feito pela Forrester mostra crescimento na adoção em companhias como Oracle, Kraft e Amylin

Jim Dalrymple – Macworld/EUA

14/04/2009 às 12h09

Foto:

A empresa de pesquisas Forrester divulgou um levantamento que mostra que várias empresas estão adotando o iPhone como uma ferramenta corporativa. A informação é importante para a Apple porque um dos obstáculos ao sucesso do iPhone era justamente a sua aceitação nas empresa – ambiente no qual marcas como  RIM (BlackBerry) têm forte participação – por conta de questões associadas à segurança para grandes empresas.

Tendo como base entrevistas feitas com executivos da Kraft Foods, da Oracle e da Amylin Pharmaceutical, o levantamento aborda como o smartphone da Apple aparece na lista de equipamentos aprovados pelas empresas.

Segundo Todd Stewart, diretor sênior de TI da Amylin Pharmaceutical, afirma que o iPhone se transformou no “netbook corporativo” de seus funcionários. Ele também afirma que ele é mais fácil de oferecer suporte do que outros celulares. “Foi necessário apenas três dias para ter nossos sistemas suportando o iPhone”, destaca. De acordo com  Stewart, a empresa também teve economias significativas com os planos de dados e voz ao migrar para o iPhone.

Dave Diedrich, vice-presidente da área de sistemas da Kraft, afirma que utiliza o aparelho da Apple para demonstrar que a TI está em suportar as mudanças culturais. A empresa tem 100 mil empregados. Até o final de janeiro, quase metade deles eram usuários de iPhones. A Kraft encomenda cerca de 400 novos iPhones a cada mês. Na Oracle são cerca de 4 mil funcionários que usam esse aparelho em todo o mundo, segundo o vice-presidente de TI Campbell Webb.

Apesar disso, embora as companhias tenham revelado resultados positivos de maneira geral, também tiveram alguns problemas. O maior deles é o suporte ao
Exchange 2003 e ao Exchange 2007, que nem sempre funciona como o esperado. A falta de ferramentas de gerenciamento e de suporte pleno a VPNs também são mencionados como problemas.

Espera-se que o lançamento do iPhone OS 3.0, previsto para junho, resolva boa parte dessas questões.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail