Home > Notícias

iPhone ganha navegador web com realidade aumentada

Com o uso da câmera do aparelho, o Argon exibe fotos, posts no Twitter, informações sobre empresas e produtos em lugares públicos

Macworld/EUA

23/02/2011 às 15h12

Foto:

Cansado do Safari? Pois está disponível uma versão para iPhone do navegador de Internet com realidade aumentada Argon, que permite que usuários apontem o dispositivo para lugares e objetos com a câmera do aparelho e vejam conteúdos web sobrepostos na tela. O app, por enquanto como versão de testes para desenvolvedores,  pode ser baixado gratuitamente na App Store.

O usuário, ao utilizar o navegador em um parque por exemplo, liga a câmera do iPhone e vê camadas com fotos do Flickr com geolocalização, posts do Twitter e outros conteúdos web que sejam relevantes para o que está sendo mostrado, incluindo informações sobre empresas e produtos.

A arquitetura do Argon, chamada Kharma, tem como base linguagens como HTML 5 e KML. Na prática, qualquer conteúdo que é renderizado pelo Mobile Safari (navegador do iOS) pode ser complementado pelo Argon, de acordo com o Georgia Institute of Technology, que desenvolve o aplicativo, com financiamento da Acatel-Lucent.

O time de desenvolvimento do Argon planeja exportar o browser para outras plataformas móveis, como o Android. O software aposta em um modelo de aplicação móvel que depende menos da digitação e mais de suas ações e das capacidades do dispositivo, que são mais naturais aos usuários de dispositivos portáteis

argon01.jpg
Navegador sobrepõe camadas interativas de acordo com o local que o usuário aponta o dispositivo

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail