Home > Notícias

iPhone: Google atualiza aplicativo de buscas para bater de frente com Siri

Agora com base de dados Knowledge Graph, update do Google Voice Search está habilitado para voz e responde perguntas de usuários com dados e até imagens

PC World / EUA

09/08/2012 às 11h52

Foto:

A Google está pronta para lançar seu próprio concorrente contra o assistente de voz Siri, da Apple, para a plataforma iOS. O recurso de buscas atualizado e habilitado para voz funciona de forma muito parecida com o Siri. Ele vai estrear como uma melhoria no aplicativo Google Search para iPhones e iPads, o que significa que estará disponível para mais usuários do que o Siri.

As buscas da Google assistidas por voz não são algo novo. A opção está disponível há alguns anos dentro do app iOS Google Search, mas não era um rival para o assistente controlado por voz da Apple, que foi lançado junto com o iPhone 4S e usa linguagem natural para falar com os usuários. Agora, é exatamente dessa maneira que o produto concorrente da Google também vai funcionar.

A gigante de buscas por trás do Android anunciou o recurso em um post no seu blog oficial, afirmando que o Voice Search atualizado te dará uma resposta  falada quando puder fornecer uma resposta direta. Ele também vai se comportar como o Siri quando questionado sobre filmes no cinema, exibindo uma lista dos últimos lançamentos nas salas mais próximas.

Um vídeo promocional (confira abaixo) para o recurso no iPhone também revela situações com perguntas sobre o clima, busca por imagens (“me mostre imagens de...”), ou direções para chegar a um determinado local. A Google afirmou que o recurso também funciona com tudo, desde factoides de celebridades até a altura de picos de montanhas.

Prós e Contras

As respostas para o recurso de busca por voz são retiradas do Knowledge Graph, uma base de dados da Google desde maio que traz conexões mapeadas entre fatos, conceitos e ideias. Assim como o Siri, o recurso precisa de uma conexão com a Internet para funcionar, uma vez que seus pedidos por voz são processados remotamente nos servidores da Google.

No entanto, o aplicativo da Google possui uma vantagem sobre o Siri – ele vai funcionar em todos os aparelhos com iOS 4.2 ou mais recente, enquanto que o recurso da Apple é atualmente limitado ao iPhone 4S – e em breve ao iPad de terceira geração a partir do iOS 6.

A versão melhorada do aplicativo de busca por voz da Google já está disponível nos aparelhos Android há algumas semanas, com a introdução da versão 4.1 Jelly Bean do sistema. Como apontado pelo jornalista JR Raphael, o novo Google Voice Search é ainda mais limitado no Android do que o Siri no iOS, uma vez que é exclusivo para a versão Jelly Bean do OS, atualmente instalado em apenas 0,8% dos aparelhos Android.

Apesar de ainda não estar disponível no iPhone, o Google Voice Search foi testado pela Laptop Mag em sua versão Android. A publicação colocou o recurso contra o Siri e o S Voice (para os smartphones Samsung Galaxy). Os testes apontam que, apesar de o Google Voice Search possuir habilidades interessantes, como retornar resultados de esportes e imagens, o Siri é melhor em outras tarefas como criar entradas em calendários e escrever mensagens, o que dá ao assistente da Apple uma vantagem atualmente.

Googlevoicesearchios.jpg

Brasil

Segundo a Google, em seu blog, o Google Voice Search inicialmente estará disponível apenas para países de língua inglesa. Vale lembrar que o Siri também não possui suporte para o português após quase um ano do lançamento do iPhone 4S.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail