Home > Notícias

iPhone: Google lança app de busca por voz no Brasil

Aplicativo Google Voice Search é gratuito e permite pesquisas na Internet usando apenas a voz.

Rafael Rigues, PC World

28/10/2010 às 13h31

Foto:

A Google anunciou hoje, 28/10, durante evento em São Paulo, SP, o lançamento nacional de um novo serviço de busca por voz, compatível com o iPhone e iPod Touch (desde que se use um fone de ouvido com microfone) e também com smartphones Android (sistema operacional da própria Google).

O aplicativo Google Voice Search é gratuito e permite ao usuário realizar buscas na internet usando apenas sua voz. Basta pressionar um botão, dizer o que você procura (por exemplo, "restaurante" ou "cinema") e os resultados aparecem na tela. Usando o GPS o sistema é capaz de limitar os resultados à região onde o usuário está, mostrando, por exemplo, apenas os cinemas das redondezas. A busca não se restringe só à internet e mapas, e também pode ser usada para procurar vídeos no YouTube ou discar para uma pessoa em sua lista de contatos.

Para usar o serviço no iPhone/iPod Touch, é preciso baixar o aplicativo Google Mobile App e escolher o serviço de busca por voz (Voice Search).

Navegação

Além disso, a gigante de buscas também anunciou um outro recurso exclusivo para o seu sistema Android. O Google Maps Navigation transforma qualquer smartphone Android em um GPS automotivo, com instruções curva-a-curva e informações de trânsito. Para definir o destino o usuário pode digitar um endereço ou simplesmente falá-lo ao telefone. Ao contrário dos softwares de navegação já disponíveis, o Google Maps Navigation é completamente gratuito: não há mensalidades ou tarifas para atualização de mapas.

É necessário ter uma conexão à internet, via 3G ou Wi-Fi, para baixar os dados dos mapas, que são transmitidos para o aparelho em tempo real. O aplicativo é capaz de armazenar na memória do telefone as informações relacionadas aos próximos trechos do trajeto, para evitar interrupções caso haja perda momentânea do sinal de dados. Entretanto, não é possível armazenar previamente todo o trajeto, o que torna o aplicativo inútil se você pretende dirigir até um local sem nenhuma cobertura da rede de telefonia celular. Segundo Hugo Barra, engenheiro da Google, a capacidade de pré-carregar e salvar uma rota é algo que está previsto para futuras versões do aplicativo. Ambos os novos aplicativos da Google estão disponíveis gratuitamente no Android Market.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail