Home > Notícias

iPhone, iPad e iPod ganham “alarme antifurto”

Para tentar evitar que os equipamentos caiam nas mãos de ladrões, aplicativo detecta movimentos e emite som semelhante ao usado em um alarme de carro

IDG News Service

01/07/2010 às 11h09

Foto:

O furto de um aparelho Apple, como iPhone, iPod ou iPad, é uma preocupação para muitos usuários, principalmente nas grandes cidades. Com o lançamento do iPhone 4, com 1,7 milhão de aparelhos vendidos, em todo o mundo, os ladrões têm um novo alvo.

De olho nesse público, foi desenvolvido Anti Theft Alarm (que custa 1 dólar), desenvolvido pela LOLer Apps, que tenta proteger o seu aparelho com o uso de um alarme sonoro, semelhante ao usado em sistemas de alerta para carros. 

O aplicativo tenta impedir que o iPhone, iPod ou iPad seja levado ao deixá-lo sob uma mesa ou esquecê-lo em algum lugar. O primeiro passo é preparar o software. O usuário tem cinco segundos para configurá-lo e deixá-lo em repouso até que seja emitido um alarme de confirmação, sinalizando que a proteção está programa.

A nova ferramenta usa o recurso de acelerômetro para detectar qualquer movimento, e, caso ocorra, será emitido o aviso, acusando o ato de um ladrão em potencial. Ele também faz com que o aparelho vibre e emita luzes, além de uma voz de alerta com o comando: "Please step away from the phone!", que alerta a pessoa para ficar longe do celular.

Mas é discutível a real utilidade do produto. Em geral, o único momento em que a maioria das pessoas deixaria o seu iPhone é quando eles estão em casa ou em algum lugar onde estão confortáveis - caso contrário, os aparelhos estarão no bolso ou nas mãos do proprietário, quando o alarme estará desativado.

Outra questão é a facilidade em desarmar a proteção. Uma vez que o alarme dispara, basta pressionar o botão Home e, imediatamente, o aplicativo será desativado, voltando à tela inicial, como qualquer outro programa, o que dificulta a eficácia do alarme.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail