Home > Notícias

iPhone já é o terceiro smartphone mais vendido, diz Gartner

Vendas de iPhone excederam as vendas dos dispositivos Microsoft Windows Mobile no mundo e na América do Norte, de acordo com estudo do mercado de smartphones.

Macworld/EUA

05/12/2008 às 8h56

Foto:

O iPhone apresentou um crescimento de 327,5%  nas vendas de smartphones mundiais  no terceiro trimestre de 2008, enquanto toda a indústria mostrou-se retraída, de acordo com um novo estudo do Gartner.

O mercado da Apple cresceu de 3,4% no terceiro trimestre de 2007 para 12,9% no terceiro trimestre de 2008, colocando a companhia em terceiro lugar, atrás da Nokia e da Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry.

A Nokia mantém sua liderança no mercado de smartphones, embora sua participação tenha caído 3,1%, chegando a 42,4%. O BlackBerry da RIM apresentou um crescimento de 81,7%, com um ganho de 15,9% no terceiro trimestre de 2008.

A HTC e a Sharp se posicionam na quarta e quinta posição, apresentando um mercado de 4,5% e 3,4% respectivamente.

Na América do Norte, a Apple ganha a segunda colocação, atrás da RIM, com 25,4% de mercado. Na Europa, a Apple também abocanhou a segunda posição, ficando atrás da Nokia, com 15,6%.

O terceiro trimestre foi fraco para o mercado de smartphones, com um crescimento de 11,5%. Roberta Cozza, analista do Gartner, afirmou que as vendas de smartphones continuam a crescer, mas a passos mais lentos.

Cozza também apontou, que pela primeira vez, as vendas de iPhone excederam as vendas dos dispositivos Microsoft Windows Mobile no mundo e na América do Norte.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail