Home > Notícias

iPhone já supera o BlackBerry nas empresas

Presença da RIM no mercado corporativo continua em queda, enquanto que as empresas abrem mais espaço para plataformas do Google e da Apple

Macworld/Reino Unido

17/11/2011 às 18h42

Foto:

O iPhone ultrapassou os dispositivos da RIM (BlackBerry) como smartphone com maior presença no ambiente de trabalho, de acordo com um novo estudo da companhia de serviços corporativos de mobilidade iPass. 

No último relatório da empresa, que é disponibilizado todo trimestre e é baseado nas respostas de mais de 2,3 mil funcionários em mais de 1,1 mil corporações ao redor do mundo, indicou que 45% dos funcionários usa iPhones, enquanto que 32% utiliza BlackBerry. No ano passado, em contrapartida, a porcentagem de dispositivos da RIM era de 34,5%, enquanto que 31% afirmou preferir o smartphone da Apple. O estudo também mostrou que o Android teve um crescimento impressionante desde o ano passado, já que 21% dos funcionários disse utilizar celulares com a plataforma da Google, em comparação a 11% em 2010.

Além disso, os números indicam que o domínio da Apple sobre o mercado corporativo tende a aumentar, já que 18% dos entrevistados respondeu que pretende adquirir um iPhone em 2012, contra apenas 2% que deseja um BlackBerry. 

 

graficoiphonexbbsmall.jpg
clique para expandir

Empresas mais flexíveis
A iPass afirmou que esses resultados não indicam que a parcela de mercado da BlackBerry caiu, mas sim o crescimento rápido das alternativas no mercado corporativo, como o iPhone e dispositivos Android. No geral, a empresa avaliou que o aumento de iPhones e Androids nas empresas é "reflexo de mais escolhas no mercado corporativo", já que 73% das companhias permite que dispositivos que não sejam gerenciados pelo setor de TI acessem conteúdos e recursos corporativos.

As companhias também estão mais flexíveis: 58% das empresas fornece smartphones a seus funcionários, uma queda em relação ao índice de 66% em 2010. 

A pesquisa do iPass é o segundo estudo nos últimos meses que mostra a diminuição da presença do BlackBerry como dispositivo dominante nas empresas. Uma pesquisa feita pela EMA (Enterprise Management Associates) no último mês levantou que 30% dos usuários de smartphones da RIM em empresas com 10 mil colaboradores ou mais planeja mudar para uma plataforma diferente a partir do próximo ano. A EMA sublinhou que isso irá levar a uma diminuição significativa da parcela de mercado do BlackBerry em grandes empresas, atualmente de 52%.

"Esperávamos observar uma perda de mercado da RIM, porém esses resultados foram muito mais dramáticos do que havíamos previsto" avaliou Steve Brasen, diretor de gerenciamento de pesquisas da EMA. "Tanto as empresas quanto os funcionários indicam que estão abandonando dispositivos BlackBerry em grande número e optando por plataformas Android e iOS, e esses dados foram coletados antes das falhas de serviço da BlackBerry, que podem acelerar ainda mais essa migração. 

A presença de mercado da RIM na indústria de smartphones tem declinado constantemente nos últimos dois anos. A Nielsen afirmou este trimestre que os Blackberry representam apenas 18% de todos os smartphones utilizados nos EUA, muito atrás do Android (43%) e do iPhone (28%). A RIM sofreu no mês passado com uma falha que paralisou  completamente os serviços da empresa por quatro dias. Como forma de remediar o problema, a companhia ofereceu aplicativos gratuitos aos consumidores

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail