Home > Notícias

iPhone OS 3.0 inclui copiar-colar e MMS

Disponível a partir de junho, iPhone OS 3.0 integra esses esperados recursos, além da busca Spotlight, para conteúdos armazenados no celular

Redação do IDG Now!

17/03/2009 às 15h38

Foto:

O iPhone OS 3.0, divulgado pela Apple nesta terça-feira (17/03), finalmente integra ao iPhone e ao iPod touch duas das funções mais ausentes nos aparelhos: mensagens MMS e a capacidade de "colar" e "copiar" textos.

Após apresentar novidades voltadas a desenvolvedores com um novo SDK para o iPhone OS 3.0, que contará com mais de mil APIs, Scott Forstall, vice-presidente sênior de software para iPhone, abriu as novidades para usuários finais falando sobre o recurso de cópia.

Ao clicar duas vezes sobre um texto, o iPhone apresentará um menu com três botões: "cut", "copy" e "paste".

Após selecionar, o usuário vai ao lugar onde quer copiar o texto, clica duas vezes sobre a tela em branco e escorrega o dedo para que o menu que permite a cópia apareça, explicou Forstall.

O recurso de cópia e cola funciona em todos os aplicativos do iPhone, mesmo que seja feitos por terceiros.

Outra novidade está na capacidade do Mail e outros aplicativos dedicados à escrita permitirem que textos seja redigidos na horizontal, modo chamado de "Landscape" pela Apple e já disponível no Storm, da rival Blackberry.

Entre as mensagens, a Apple também adicionou a edição de muitos e-mails ao mesmo tempo e o suporte a MMS, mensagens com conteúdo multimídia não suportadas pelo iPhone em suas primeiras versões.

O novo sistema também inclui o spotlight, função de busca do Mac OS X, ao iPhone ou ao iPod touch, permitindo que usuários procurem arquivos ou mensagens armazenadas dentro do gadget.

Outras novidades do iPhone OS 3.0 apresentadas pela Apple incluem um novo gravador de voz chamado Voice Memos, suporte aos padrões CalDAV e ICS de calendários, e Bluetooth estéreo.

O iPhone OS 3.0 estará disponível em junho de graça para usuários do iPhone e mediante o pagamento de 9,95 dólares para usuários do iPod touch.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail