Home > Dicas

iPhone: recupere contatos perdidos durante a sincronização

Há relatos de usuários que perderam agenda de endereços no Mac, a lista de contatos do MobileMe e os telefones; saiba o que fazer

Macworld/EUA

17/08/2010 às 18h48

Foto:

Muitos usuários costumam sincronizar a agenda e os contatos entre o Mac e os dispositivos com o iOS (como o iPhone, iPad e o iPod touch) usando uma opção do MobileMe para isso. Na maioria das vezes, isso funciona extremamente bem; isso significa que, a qualquer momento em que algum dado for modificado em qualquer um dos dispositivos, as alterações são quase que instantaneamente sincronizadas com todos aparelhos. 

Essa mesma vantagem, contudo, pode se virar contra o usuário, guiando-o para um potencial desastre. Há relatos de usuários que, ao ligar o iPhone, perceberam que a lista de contatos, armazenada em um aplicativo, havia simplesmente desaparecido, juntamente com a agenda de endereços no Mac, a lista de contatos do MobileMe e os telefones no aplicativo do iPad. Mesmo sem poder precisar em qual aparelho os contatos foram deletados primeiro, basicamente o MobileMe sincronizou essa informação e apagou o resto dos contatos de cada dispositivo.

 

mobileme-300

O MobileMe sincroniza tudo por você. Mas até essa praticidade pode virar dor de cabeça

O que causa todo esse desaparecimento? Na maioria das vezes, não há como precisar. Ao procurar pela Internet, surgem alguns casos parecidos, mas os sintomas variam de pessoa para pessoa;  uns acham que foi durante uma sincronização pelo Entourage, outros dizem que desligaram o MobileMe enquanto ele sincronizava os dados, e por aí vai.

Em casos como esses, investigar a causa dos problemas pode ficar para o dia seguinte. O mais importante é reaver os contatos; e isso depende do que o usuário pode (ou não) ter feito próximo ao desastre. Aí vão algumas opções:

Restaurar a partir de um backup do Mac
Se o usuário mantém backups regulares no disco rígido do Mac, tirou a sorte grande.  Para restaurar esses dados, é necessário navegar até o suporte do aplicativo, na pasta Address Book, na biblioteca do diretório inicial do drive de backup. A partir desse ponto, é preciso copiar todo o arquivo do Address Book e colar a cópia na pasta correspondente, no disco do Mac, substituindo o arquivo de mesmo nome anterior.  Ao executar o Address Book novamente, toda a lista de contatos retorna e, em minutos, é sincronizada com os outros dispositivos. 

Entretanto, mesmo com um backup diário, há chance para problemas. Arquivos atualizados substituem os mais antigos a cada backup. Isso significa que, se o disco de backup se antecipa antes do usuário conseguir recuperar a pasta do Address Book, o drive de backup irá armazenar pastas vazias. 

É por isso que os backups “versionados” são mais recomendados, como por exemplos aqueles feitos via Time Machine. Esse tipo de backup mantém versões múltiplas de arquivos antigos. 

Restaurar a partir de um arquivo do Address Book
No próprio aplicativo do Address Book, vá em File e selecione Export, Address Book Archive. Isso cria um arquivo dos contatos. Caso precise mais tarde, basta utilizar o comando de importar (Import) para reinstalar os contatos do arquivo salvo. Isso funciona, obviamente, se o arquivo foi criado antes do sumiço, além do que os dados serão correspondentes à data de quando o arquivo foi salvo.

Restaurar a partir de um arquivo de backup do iTunes
O arquivo de backup dos dispositivos com iOS, mantido via iTunes, contém os dados dos contatos. Se o usuário ainda não fez uma sincronização no iTunes desde quando perdeu as informações, os dados poderão ser recuperados via restauração. Felizmente, não é necessário fazer uma restauração completa, que apaga todos os dados do iPhone e restaura tudo, inclusive o firmware. Em vez disso, dê um Control+click no nome do dispositivo iOS na seção Devices (Dispositivo) do iTunes. No que irá surgir, selecione Restore from Backup (Restaurar backup).

Alternadamente,  há discussões sobre como usar esse recurso, como o iPhone Backup Extractor, para extrair os dados necessários diretamente do arquivo de backup e devolver os dados para o iPhone. Os procedimentos tipicamente são mais complexos e exigem jailbreak. A recomendação é evitar a extração, e optar pela restauração pelo backup.

Restaurar a partir dos contatos do SIM
Se um de seus dispositivos sincronizados é um iPhone, vá em Settings, Mail, Contacts, Calendar e role a página para baixo até a opção Import SIM Contacts e  selecione. Isso irá instalar os contatos contidos no cartão SIM do usuário para o aplicativo de contatos. 

Infelizmente, isso pode não ser de muita ajuda, já que o iPhone não transfere os dados do aplicativo de contatos para o cartão SIM. De qualquer maneira, se a maioria dos contatos originalmente veio de uma importação de um cartão SIM, eles podem ser trazidos de volta.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail