Home > Dicas

iPhone + Remote: encha a casa de música

O aplicativo Remote instalado no iPhone (ou iPod touch) permite controlar a reprodução de músicas da biblioteca do iTunes pela casa, com a ajuda de uma Apple TV.

Cristopher Breen/Macworld

07/10/2008 às 14h26

Foto:

Já passou o tempo que as casas tinham um grande aparelho de som estéreo na sala de estar. Com preços (e equipamentos) menores, dá para ter som em toda a casa. Mas não seria mais simples ter um sistema unificado que enviasse a mesma música para todos os quartos, conforme você se movimenta ali dentro? Ou melhor: tem como controlar o que toca em qual alto-falante?

Sim, dá, com ajuda do iPhone e de uma Apple TV, entre outros. Veja como fazer.

Ferramentas e configuração
A configuração mais básica inclui um Mac com sua biblioteca do iTunes, um AirPort Express Base Station ou Apple TV (rodando o software 2.x) e um iPod touch ou iPhone com o aplicativo gratuito Remote.

Abra as Preferências do iTunes 8 e clique na aba Dispostivivos. Nela, habilite as opções Buscar alto-falantes remotos conectados ao AirTunes e Procurar Controles Remotos do iPhone e do iPod touch e clique em OK. A primeira opção faz com que um menu pop-up apareça na parte inferior direita da janela do iTunes. E habilitar a segunda opção diz ao iTunes para se "mostrar" para quaisquer cópias do aplicativo Remote, para iPhone e iPod touch, quando este busca computadores disponíveis.

airtunes-interna-500

Configure o iTunes para buscar alto-falantes e controles remotos


Se você tem um AirPort Express Base Station, conecte um cabo de áudio entre sua saída de áudio e a entrada de um receiver estéreo ou caixas de som energizadas. Abra o AirPort Utility (em Aplicações | Utilitários), selecione o AirPort Express, configure-o para fazer parte da sua rede (se já não fizer), clique na aba Music, na opção Enable AirTunes e Update. Seu AirPort Express está pronto para receber música enviada pelo iTunes.


E, finalmente, baixe o Remote da App Store. O programa é gratuito e seu download pode ser feito diretamente do iPhone ou iPod touch ou do iTunes mesmo. 
Abra o Remote no iPhone/iPod touch. Na tela Settings, toque em Add Library: irá aparecer um código de quatro dígitos. Vá ao seu Mac e abra o iTunes. Na lateral do iTunes você verá o nome do seu iPhone/iPod touch com um ícone do Remote ao lado (ele não irá aparecer se o computador não estiver com o Wi-Fi ligado na mesma rede do iPhone/iPod touch).

devices-remote-interna-300Clique nesse ícone e digite o código que o Remote lhe forneceu. 
Se você tem uma Apple TV, pode configurá-la agora. Nela, navegue até a tela Add Remote (Settings | General  | Remotes). No seu aplicativo Remote, toque em Add Library – de novo, irá aparecer um código de quatro dígitos, e o nome do seu iPhone ou iPod touch irá aparecer na tela da TV. Selecione-o e pressione Play/Pause no Remote. Na tela seguinte, digite o código usando os botões mais e menos, selecione Done e pressione Play/Pause novamente para parear a Apple TV com o Remote.


Antes de sair da Apple TV, vá a Settings | Audio | AirTunes e verifique se a opção AirTunes está marcada. Isso permite que seu computador envie músicas para a Apple TV e quaisquer alto-falantes ligados a ela.

Faça funcionar
Com o iPhone ou iPod touch em mãos, abra o aplicativo Remote. Verifique se ele está conectado a sua biblioteca do iTunes (aparece uma marcação ao lado do nome do computador na lista Choose a Library). Toque em Done. Na parte inferior da tela, você escolhe as listas de reprodução, artistas, álbuns, busca ou mais (que inclui áudio-livros, compositores, gêneros, filmes, videoclipes, podcasts, canções e shows de TV). Toque em um item para reproduzir.

Toque agora na tela Now Playing que aparece na tela do seu gadget. Você verá os controles adicionais que aparecem normalmente e uma nova área, chamada Speakers, abaixo dos controles de reprodução. Toque em Speakers e verá uma lista de todos os alto-falantes que podem se conectar ao seu iTunes remotamente, incluindo os próprios alto-falantes do computador, assim como aqueles conectados a um AirPort Express ou Apple TV.

Nesse momento, o áudio deve tocar em todas as caixas que têm uma marca ao lado do seu nome. Para deixá-las sem som, toque em seu nome e a marca some. O número de alto-falantes conectados irá aparecer no menu Remote Speakers do iTunes – como Multiple Speakers (3), por exemplo. A partir da tela Now Playing do Remote, você controla o volume das caixas de som e a reprodução de musicas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail