Home > Notícias

iPhone tem vela virtual para enfrentar apagão

Softwares como o CandleFlame simulam muito bem a chama e iluminam o ambiente; basta soprar para apagar o “fogo”

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

11/11/2009 às 11h09

Foto:

É difícil encontrar alguém que não tenha sofrido as consequências do apagão de ontem (10/11), que em muitas residências e empresas ainda causam transtornos, por conta da indisponibilidade de sistemas ou equipamentos queimados. 

No meu caso, ontem, quando a luz foi embora, eu não achava vela em casa e usei o iPhone para iluminar o caminho, pressionando o botão de início. Só que ele apaga rapidamente logo depois.  Liguei o software de GPS, que fica ligado direto, mas ele consome muita bateria. Para resolver isso, entrei na App Store (sim, a rede de telefonia estava funcionando!) e baixei o aplicativo gratuito CandleFlame.

vela300.jpg
CandleFlame: dá até para soprar...

Ele cria uma vela virtual, com direito a pingos de cera quando você inclina o aparelho. Quer apagar a chama? É só soprar. Isso mesmo. O aparelho entende o comando e mostra o pavio apagado. Para acender novamente, é só tocar na tela.  Mas o aplicativo tem alguns inconvenientes: a vela acaba mais rápido que o normal e, por ser gratuito, fica exibindo uns anúncios chatos. Mas quebra o galho, druante a falta de luz...

Outra opção gratuita para iluminação é o software Litghit Flashlight. Ele simula a luz de um lanterna, com opção de regulagem de brilho com o zoom na tela. E só apaga quando você quiser. Mas não faz nada mais que isso.

Vale ter alguma dessas opções instaladas. Afinal, a gente nunca sabe quando será o próximo apagão...

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail