Home > Notícias

iPhone vira “máquina de fax”

Usuários norte-americanos do celular ganham aplicativo de envio de documentos no antigo formato. Basta fotografar o documento e mandar para uma central, que retransmite para o número desejado

Macworld/EUA

31/08/2009 às 16h35

Foto:

Pode parecer antiquado, mas muita gente (como advogados e corretores) ainda usa o fax, principalmente quando é necessário incluir assinaturas a documentos.  Entre outras coisas, esse tipo de equipamento ocupa muito espaço e já não combina com escritórios modernos.

Mas, se depender do novo software da Maplewoods Associates, chamado iFax, o formato pode sobreviver integrado ao celular. Trata-se de um aplicativo para iPhone que tira fotos dos documentos com a câmera do celular e as envia para um destinatário em forma de fax. O serviço só está disponível nos Estados Unidos.

Sua utilidade é o fato de ser portátil e usar a câmera do próprio aparelho para anexar os documentos. Também permite usar as fotos armazenadas na biblioteca de imagens do iPhone. Depois que os contratos são impressos e assinados, basta fazer uma foto dos documentos e enviá-los de volta.

142368-ifax_original.jpg

Aplicativo substitui máquinas de fax

Mas o documento pode demorar para ser enviado pelo serviço da iFax (chega a 30 minutos!). Além disso, não há recursos de edição para deixar a imagem com mais ou menos brilho ou mais nítida, antes de ser enviada.

O iFax tem uma limitação estranha. Com o objetivo de reduzir o envio de spams por fax, o programa só permite enviar fax para o mesmo número a cada seis horas. O aplicativo é interessante, mas exige inúmeras melhorias. Como o envio para números que não sejam dos Estados Unidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail