Home > Notícias

iPhone x Galaxy: Apple entra com novo processo contra a Samsung

Empresa de Steve Jobs acusa empresa coreana de copiar o visual e recursos de seu smartphone e do iPad

Redação Macworld Brasil

24/06/2011 às 11h50

Foto:

Depois de disparar contra a rival no mercado norte-americano, a Apple resolveu atacar a Samsung em “sua casa”. Segundo o Wall Street Journal, a companhia de Steve Jobs entrou com um processo na Justiça da Coreia do Sul acusando a fabricante asiática de copiar o visual e funções do iPhone 4 e do iPad em seus celulares e smartphones.

A acusação é basicamente a mesma iniciada no mercado norte-americano, que desencadeou uma troca de farpas dos dois lados. A Apple afirma que a rival fez cópias “descaradas” de seus produtos. O processo alega que houve quebra de patente e marca registrada, além de competição injusta por parte da Samsung com a sua linha Galaxy de smartphones e tablets. Como resposta ao ataque inicial, a Samsung entrou com ações contra a Apple em três países.

Guerra de patentes
Empresas de tecnologia têm o costume de acusar umas às outras em questões relacionadas a patentes. É uma prática conhecida como competição a partir do litígio. Muitas companhias, inclusive, registram ideias – que ainda não saíram do papel – só para evitar que suas rivais saiam na frente: é a “mútua destruição de patentes”. Em outras palavras, se você me processar, eu te processo.

O episódio atual é só mais um entre os muitos que vêm ocorrendo. A Apple, por exemplo, está envolvida em uma ação contra a fabricante HTC – que usa a plataforma Android – e outra contra a Nokia. As duas, aliás, não deixaram por menos, e atacam a inventora do iPhone pelo mesmo motivo que são atacadas: quebra de patentes.

Motorola, Amazon e Microsoft também estão no jogo. A Apple acusa o site varejista de usar ilegalmente o termo App Store, e a Microsoft alega que nem a companhia de Steve Jobs tem o direito de usá-lo. Já a Motorola diz que a Apple quebrou 18 de suas patentes, enquanto que a companhia da maçã contra-ataca, e afirma que ela que é a prejudicada, pois seis das suas foram desrespeitadas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail