Home > Dicas

iPhoto: acabe com bugs na hora de remover fotos

Dica ajuda a resolver problema comum com Lixeira do programa de imagens, que é separada da lixeira do Finder

Macworld / EUA

26/04/2010 às 18h03

Foto:

Um leitor de Macworld escreveu para a redação em busca de uma forma rápida de limpar o iPhoto: “Tenho 474 itens na lixeira do iPhoto. Tento  esvaziar a lixeira sem sucesso. Vocês têm alguma sugestão para me ajudar a completar essa tarefa?”

Primeiramente, deixe-me explicar que o iPhoto possui uma lixeira separada da lixeira do Finder. Quando você apaga imagens nesse programa de imagens, elas vão para esta lixeira separada e não serão deletadas do seu Mac até que você diga claramente para o iPhoto esvaziar a lixeira. Você faz isso clicando Control (botão direito) no ícone da lixeira (Trash) no iPhoto e selecionando Empty Trash (Limpar Lixeira), no menu que irá aparecer.

Se você já tentou isso e não obteve resultados, é possível que tenha encontrado um problema muito comum com o iPhoto, que tem dificuldades em deletar as imagens de uma vez. A solução é selecionar todas as imagens na lixeira, nomear todas com uma palavra chave de identificação (eu sugiro “lixo”), e então escolher Photos -> Restore to iPhoto Library. Isso, como você deve estar imaginando, vai colocar as fotos da lixeira de volta na biblioteca do iPhoto.

Agora selecione File -> New Smart Album, crie um album com a condição a seguir: Keyword is Trash, e click no botão OK, que cria o álbum smart. Selecione até ter cerca de 100 imagens nesse álbum e pressione Command+Option+Delete. Isso vai jogar aquelas imagens na lixeira. Agora use o truque do Control (botão direito) para esvaziar a lixeira. Se der certo, faça novamente com o restante das imagens, sempre com o máximo de 100 imagens. Continue até que as imagens sejam realmente deletadas.  

150849-iphotorebuild_original.jpg

 

Janela Rebuild Photo Library apresenta opções de reparo para problema

Se nada disso funcionar, o  iPhoto talvez esteja com erro na transmissão dos dados. Feche o programa, segure Command e Option e abra-o novamente. Irá aparecer a janela Rebuild Photo Library (Reconstruir Biblioteca de Fotos). Nessa janela você verá algumas opções de reparo. Comece tentando pela primeira (Rebuild the Photo´s Small Thumbnails). Feito isso, cheque o iPhoto para ver como se comporta. Se ainda estiver com problema, tente a próxima opção da janela Rebuild. Continue tentando até o iPhoto se curvar à sua vontade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail