Home > Dicas

iPhoto é ladrão de espaço no disco rígido

Dá para mover para a lixeira as fotos indesejadas do iPhoto, mas o programa guarda essas imagens, caso você se arrependa. E isso consome bastante espaço no disco rígido.

Macworld/EUA

16/12/2008 às 7h37

Foto:

Câmeras digitais são incríveis porque você pode tirar 50 fotos dos seus sobrinhos para conseguir uma boa imagem - ainda mais no fim do ano, quando todo mundo quase sempre se encontra. Para organizar a bagunça, o iPhoto importa todas essas imagens, coloca em ordem e te ajuda a separar as fotos boas das ruins. Mas você já pensou sobre o que acontece com as fotos que apaga de um álbum do iPhoto?

Parece uma questão inútil, já que fotos deletadas somem para sempre, não? Então, no iPhoto não: ele é um tanto paranóico com isso. O aplicativo sabe (ou pelo menos seus programadores) que fotos digitais são muito importantes, e apagar algo único para sempre é algo que o iPhoto não quer levar a culpa.

iphoto-trashPor isso, quando você apaga uma imagem no iPhoto, ela não some para sempre. Vai para a Lixeira do iPhoto , que mantém as fotos renegadas até que você esvazie a lixeira.

Um bom exemplo é o MacBook de uma conhecida nossa: de repente, o sistema começou a alertar sobre a falta de espaço em disco, com apenas 111 MB livres no HD. O primeiro pensamento foi de trocar o disco rígido, mas resolvemos checar o iPhoto.

Ao clicar no ícone Trash do iPhoto, milhares de imagens esquecidas estavam lá, no limbo. Esvaziar a lixeira (clique com o botão direito do mouse em Trash e selecione 'Empty Trash' ou indo ao menu do iPhoto | Empty Trash) liberou nada menos que 10 GB de disco em poucos minutos.

Então, considere essa dica um serviço público: veja quantas fotos estão na lixeira do seu iPhoto. Você irá se surpreender com quanto espaço de disco rígido conseguirá de volta.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail