Home > Notícias

iMovie’09: o que esperar do novo editor de vídeos da Apple

Novo editor de vídeos da Apple corrige falhas da versão anterior e traz novidades, como efeitos e mapas no filme. Veja as primeiras impressões.

Dan Frakes, Macworld/EUA

09/01/2009 às 18h23

Foto:

O iMovie’08 foi um dos produtos recentes mais controversos da Apple. Embora tenha sido divulgado como um novo iMovie HD para tornar o programa mais acessível, foi amplamente (e com justificativas) criticado por não ter diversos recursos do seu antecessor.

Na abertura da Macworld Expo, na última terça-feira (06), a Apple admitiu o problema, dizendo que o iMovie’09 será um lançamento dedicado a oferecer mais profundidade e poder ao editor de vídeo do pacote iLife. À primeira vista, parece uma melhoria dramática que supera o iMovie HD.

Já que o iLife’09 será lançado apenas no fim do mês nos EUA (e em fevereiro no Brasil, junto com o iWork'09, o MacBook Pro 17" e o pacote Mac Box Set), tivemos a oportunidade de mexer um pouco no produto e levantamos mais informações sobre o iMovie’09.

Nova biblioteca de projetos e capacidades de edição
A Project Library agora tem uma nova interface, bastante útil. Em vez de uma lista de projetos, ela traz um preview de cenas de cada projeto e que permite sua reprodução ali mesmo. Após escolher um projeto, a Library desliza para fora de vista do usuário.

Outro recurso útil é a visualização em tela cheia, para navegar entre projetos e clipes na interface Cover Flow, e dá para selecionar um projeto ou clipe para reprodução.

Embora o editor de projetos funcione do mesmo modo que antes, existem novas opções – por meio de um menu pop-up – quando você arrasta um clipe para dentro de outro já existente (quais opções aparecem dependem se os recursos de edição avançada do iMovie’09 estão habilitados ou não). Diversos com pandos permitem substituir parte do clipe existente com o novo, incluindo qual parte será trocada, inclusive apenas o áudio ou vídeo.

As transições também receberam modificações no iMovie’09. Para iniciantes, ao aplicar uma transição, é possível sobrepor partes dos clipes ou manter tudo visível, sem interrupção. Mas é mais útil ainda o novo Precision Editor, que permite ajustar as transições entre os clipes em um modo de zoom, ajustar sua duração ao arrastar no começo ou fim dele e também editar transições de áudio.

imovie-interna-edita-500

Precision Editor do iMovie: ajusta transições entre clipes

Estabilização de imagem
O principal novo recurso do iMovie’09 é a estabilização de imagem. O iMovie analisa seu vídeo, comparando cada frame – ponto a ponto – com diversos frames em volta para determinar a vibração na imagem. O programa então aplica a tecnologia de estabilização de imagem para remover a “sujeira”, resultando em uma imagem estável. Uma vez que o processo termina, o vídeo nos eventos é reproduzido de forma original, mas ao ser arrastado para um projeto aparece já estabilizado.

Dá para ligar ou desligar a estabilização para cada clipe, e o programa deixa controlar a quantidade de estabilização, caso o clipe pareça artificial demais ou você queira um pouco de movimento para criar ume feito. Visto que o recurso envolve um pouco de zoom e corte nos clipes, o resultado final pode ter “cortado” alguns pedaços do vídeo.

Problema da estabilização de imagens: leva mais tempo, até oito vezes mais que a duração do clipe para ser analisado. Felizmente, o iMovie oferece diversas opções para o processo: analisar o vídeo quando é importado ou fazer manualmente quando quiser ou só em alguns clipes. Se o vídeo tiver muitos “pulos”, uma linha vermelha no clipe irá indicar que a estabilização não pode ser feita.

imovie-interna-estabiliza-500

Exemplo de imagem sem e com estabilização aplicada, fornecida pela Apple.

Efeitos
Diversos efeitos foram adicionados ao programa. Talvez o mais interessante seja o que permite acelerar ou desacelerar os clipes usando um slider ou uma porcentagem; o efeito ocorre em tempo real, sem renderizar.

Outro efeito interessante é o Picture in Picture, inserindo um vídeo dentro de uma caixa no clipe principal. E tem também a tela verde (greenscreen), para mudar o fundo do clipe. Além disso, são mais de 19 efeitos estéticos, como vinhetas, filme antigo e cartoon, entre outros.

Mapas e fundos
Os fundos (backgrounds) são elementos que você pode colocar antes, entre ou depois dos clipes como base para textos ou ocupar espaço, basicamente – mas alguns deles são animados. O iMovie vem com 20 backgrounds, que são inseridos apenas ao serem arrastados do painel para o projeto.

Já o Maps é um recurso que permite incluir um mapa animado que mostra a “rota” entre duas locações, num estilo Indiana Jones, com uma linha desenhada entre os pontos. O iMovie traz globos e mapas antigos – basta arrastar uma das opções para o projeto que uma caixa de diálogo surge para digitar os pontos de início e fim.

O programa vem com uma base de dados de países, cidades e grandes ponto de interesse. A duração desse efeito dura o tempo que você determinar. Se o Maps tiver apenas um ponto de início, irá dar um zoom com efeito Ken Burns naquele local.  Recurso esperto: ele mostra a distância entre os dois pontos.
Como os fundos e mapas são clipes no projeto, dá para aplicar efeitos neles.

imovie-interna-maps-500
Maps: viagem estilo Indiana Jones no seu vídeo

Temas
O iMovie’09 também inclui temas de projetos prontos, como Bulletin Board, Comic Book e Filmstrip. Ao aplicar um tema ao projeto, o iMovie insere um título de abertura, créditos no final e transições entre os clipes – tudo baseado no visual do tema.

imovie-interna-cartoon-500

Efeito Comic Book: crie um projeto com o mesmo estilo.

iDVD, capítulos, comentários e palavras-chave
Uma das grandes omissões do iMovie’09 foi a capacidade de enviar um projeto para gravação no iDVD. O iMovie’09 restaura esse recurso e o aprimora, com a possibilidade de criar marcadores de capítulos ao arrastar um ícone (que também servem para navegar pelo projeto durante a edição).

Um recurso similar insere comentários no projeto, e também criar etiquetas para os clipes e segmentos de clipes com palavras-chave e avaliações para usar como filtro.

Claro que isso apenas é uma visão geral de um produto que ainda será lançado. Aguarde pelo nosso review.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail