Home > Notícias

iPhoto’09 usa recursos de GPS e reconhecimento facial

Nova versão do editor e organizador de imagens ganha recursos compatíveis com câmeras e celulares mais modernos. Veja o que esperar do programa.

Macworld/EUA

13/01/2009 às 18h23

Foto:

O iPhoto sempre foi um editor e organizador de imagens para o consumidor final com diversos extras, como a capacidade de criar livros, calendários, cartões e slideshows. O recém-anunciado iPhoto’09 aproveita novas tecnologias presentes nas câmeras fotográficas e celulares para melhorar ainda mais o produto. 

O novo iPhoto também bota sua marca no mundo das redes sociais. Com as novidades, é uma atualização relevante e interessante, que até veteranos do programa vão descobrir (e gostar).

O software tem dois novos grandes recursos: Faces e Places. Eles permitem organizar sua coleção de fotos pelas pessoas ou pelos locais onde as imagens foram tiradas.

Faces
Usando tecnologia de detecção e reconhecimento de faces, o iPhoto agora consegue identificar os rostos nas suas fotos e encontrar o mesmo rosto em outras fotos nos seus álbuns. Desse modo, você pode organizar em uma pasta todas as fotos que seu irmão aparece, independente de quando ou onde elas foram tiradas.

É fácil unir um nome a um rosto: basta clicar no botão Name na parte inferior da janela do iPhoto. O programa marca o rosto ao desenhar um quadrado ao redor dele e você digita o nome da pessoa. E o programa  reconhece o mesmo rosto em outras fotos, sugerindo aquele nome para ela. Se o nome estiver certo, basta aprovar o processo.

A Apple diz que será preciso identificar poucas fotos da mesma pessoa antes que o iPhoto reconheça automaticamente outras imagens dela. Vamos avaliar isso em testes futuros. Vai ser interessante ver como o Faces reage a fotos de crianças conforme elas crescem ano a ano.

iphoto-faces-500-interna

Você pode nomear quantas pessoas quiser nos seus álbuns. E criar álbuns inteligentes com cada uma delas, que serão atualizados automaticamente conforme você insere novas imagens na biblioteca. Também é possível processar imagens de rostos em lote.

E, mesmo se o rosto da pessoa estiver virado ou um pouco escurecido e o iPhoto não reconhecê-la, o botão Add Missing Face deixa dar um nome a ela.

iphoto-faces-2-500-interna

Places
Já o novo recurso Places foi criado para mostrar onde suas fotos foram tiradas, seja em férias ou perto de casa. Se você tem uma câmera com GPS integrado ou um iPhone 3G, o recurso funciona automaticamente.
Clique no botão Info de cada foto, e a imagem “gira” para mostrar a localização e um mapa com um alfinete marcando o ponto. Você pode ver o mapa por terreno, satélite ou visão híbrida, e as informações aparecem para uma imagem apenas ou um grupo de fotos pertencente a um evento.

iphoto-places-500-interna

Se você tem uma câmera mais antiga, um iPhone de primeira geração ou imagens na biblioteca sem geotags, não vai ficar de fora do Places. Basta clicar no botão Info de cada foto/evento e digitar as informações básicas – nome do lugar ou endereço. O iPhoto busca em uma base de dados do Google a localidade.

Uma vez que as localidades foram designadas, você pode buscar pelas fotos na visão Places, que mostra um grande mapa interativo – escolha um ponto do mapa ou digite o local no campo de buscas. Uma opção estreita as buscas por imagens específicas ao permitir escolher país, estado ou ponto de interesse em uma lista.

iphoto-places-pins-500-interna
Compartilhamento
Versões anteriores do iPhoto permitiam criar calendários, livros e cartões customizados. Isso continua presente no iPhoto’09, com a inclusão dos mapas – dá para criar um livro traçando a rota de uma viagem de férias.

Os temas também melhoraram para criar slideshows. A tecnologia de detecção de faces garante que os rostos estão centralizados nas apresentações. Exporte o resultado final como filme para enviar para o iPod, iPhone ou Apple TV.

Novos botões enviam, em um clique, fotos para o Facebook e para o Flickr. Fotos com pessoas “nomeadas” nos seus álbuns serão marcadas automaticamente no Facebook. E se você “marca” alguém no Facebook, sua biblioteca do iPhoto sincroniza dados e os nomes aparecem por lá também.

Edição

O iPhoto’09 traz grandes avanços na edição de fotos, como o Smart Saturation, um controle que aumenta as cores sem mexer nos tons de pele. A detecção de rostos também ajuda na redução de olhos vermelhos automaticamente, e um novo Definition Slider foi projetado para aprimorar a claridade e detalhe das fotos.

O iPhoto’09 é parte do pacote iLife’09, a ser lançado ainda neste mês nos Estados Unidos e em fevereiro no Brasil. O pacote vai custar 229 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail