Home > Dicas

iPod: como escolher o aparelho ideal

Nano, shuffle, classic, touch: não faltam opções para escolher um novo iPod. Tire suas principais dúvidas e veja para qual tipo de pessoa cada um deles é indicado.

Christopher Breen, Macworld/EUA

26/11/2008 às 16h42

Foto:

A época de compras pro fim do ano começou de novo. E os iPods sempre são um bom presente para a ocasião. Em 2007, a Apple vendeu 22,1 milhões de iPods de outubro a dezembro, com a grande chance de a maioria deles ter sido dada de presente para alguém. Então, se você tem um iPod ou dois na sua lista de compras, não está sozinho.

Mas qual é o iPod certo para cada tipo de pessoa?

A linha atual é composta por:

- iPod touch
- iPod classic
- iPod nano
- iPod shuffle

E o que eles fazem?
Todos tocam músicas, podcasts e audiobooks. Os iPod touch, classic e nano também reproduzem vídeos – vídeoclipes, video-podcasts, programas de TV e filmes (vindos da iTunes Store, inexistente no Brasil, ou de um DVD ou download). 

O iPod touch, como o iPhone, tem uma tela touchscreen. Toque na tela, arraste e solte objetos na tela de vidro.

O iPod classic e o iPod nano têm uma clickwheel para controlar e navegar pelo aparelho.

E o iPod shuffle tem um controle apenas com botões. E é o único da família que não tem uma tela.

Quanto cabe nos iPods? Eles são coloridos?
O iPod shuffle tem dois modelos, de 1 GB e 2 GB, disponíveis em prata, azul, verde, rosa e vermelho – este último é afiliado ao projeto Product (RED) para levantar fundos para o combate à AIDS na África.

O iPod nano tem 8 GB ou 16 GB de armazenamento. É a linha mais colorida – prata, preto, roxo, azul, verde, amarelo, laranja, rosa e vermelho (este também envolvido no projeto RED).

O iPod classic tem uma capacidade apenas: 120 GB, em preto ou prata.

O iPod touch tem 8 GB, 16 GB ou 32 GB. Tem de todas as cores possíveis, desde que a frente seja em preto e com metal polido atrás.

O que significam essas capacidades? Quanto cabe de verdade em cada um?
A Apple calcula o armazenamento de músicas ao sugerir que uma canção típica tem quatro minutos de duração no formato de áudio AAC codificada a 128 kbps. Vídeos aparecem na resolução de 640 x 480 em formato H.264 de 1,5 Mbps com áudio de 128 kbps.

Fazendo as contas, dá o seguinte resultado:

1 GB iPod shuffle: 240 músicas
2 GB iPod shuffle: 500 músicas
8 GB iPod touch: 1.750 músicas ou 10 horas de vídeo
16 GB iPod touch: 3.500 músicas ou 20 horas de vídeo
8 GB iPod nano: 2.000 músicas ou 8 horas de vídeo
16 GB iPod nano: 4.000 músicas ou 16 horas de vídeo
32 GB iPod touch: 7.000 músicas ou 40 horas de vídeo
120 GB iPod classic: 30.000 músicas ou 150 horas de vídeo

familia-ipod-interna

Por que eu devo comprar um iPod touch? Ele não é igual ao iPhone?
Existem algumas diferenças. O iPod touch não tem o telefone, nem GPS, câmera ou acesso a redes 3G. Em resumo, ele é um iPhone sem o telefone. Mas com uma conexão Wi-Fi, você pode navegar na web com ele, enviar e receber e-mails e comprar aplicativos da App Store.
E, claro, se você der um iPhone de presente, a pessoa terá de pagar uma conta mensal para a operadora de celular (no Brasil, Claro e Vivo).

Qual o tamanho da tela do iPod?
O iPod nano tem uma tela de 2”.; o classic, de 2,5” e o touch, de 3,5”. O shuffle, claro, não tem tela.

Mas dá para ver filmes em um iPod nano sem ficar com dor de cabeça?
Sim. Imagine que você está num avião mais antigo, com poucas telas espalhadas pela cabine. Se você está a seis fileiras da tela, é o iPod nano. O iPod classic te leva algumas fileiras para a frente. E o iPod touch é a classe executiva.

Preciso comprar alguma coisa além do iPod?
Não necessariamente. O básico vem na caixa – o iPod, fones de ouvido e o cabo USB 2.0 para conexão ao computador para sincronia e recarga. O iPod shuffle tem um pequeno dock no cabo. O nano, classic e touch vêm com um adaptador de dock – uma peça plástica que serve para encaixar o iPod em acessórios como alto-falantes, rádio-relógios e docking stations que usam o projeto universal de dock da Apple. O iPod touch vem ainda com um paninho para limpar a tela.

Os fones de ouvido do iPod são bons?
Bem, é mais comum ver fones de ouvido brancos por aí, certo? Muita gente está feliz com os fones do iPod, mas algumas pessoas preferem outros fones que têm melhor qualidade de som ou se encaixam melhor no seu ouvido. Temos uma dica de como escolher o melhor fone.

O que é o Genius?
É um recurso do iTunes 8. A idéia é que seu iTunes conte (de forma anônima) aos servidores da Apple o que tem na sua biblioteca de músicas. Lá, os seus dados são comparados (de novo, anonimamente) com dados de outros usuários, permitindo ao iTunes criar listas de reprodução – chamadas de Genius – baseado em uma música que você escolher. (Onde o “baseado em” significa “o que outras pessoas que têm essa música também gostam”).

Por exemplo, se eu escolher “Black Dog”, do Led Zeppelin no meu iTunes, o Genius cria uma lista (de 25 a 100 canções) relacionadas – como “Purple Haze”, de Jimi Hendrix, e “Money”, do Pink Floyd.

O Genius não é algo limitado ao iTunes. O iPod nano atual, o iPod classic e o iPod touch permitem criar listas Genius direto no aparelho.

Posso dar um iPod para alguém que não tem um computador?
Sim. Você sincroniza as músicas e os dados do iPod com um computador antes de dar de presente. Mas é bom checar se a pessoa tem um computador antes de comprar, né?

Tá, meu amigo tem um computador, mas não sei qual. O iPod funciona com Macs e PCs?
Sim. Tanto com Macs que rodam o Mac OS X 10.4.11 em diante e PCs com Windows (rodando Vista ou Windows XP com SP3). iPods não funcionam com Linux.

Tudo isso é muito útil, mas ainda não sei qual iPod comprar. O que mais você pode me dizer?
Muita coisa. Vamos agora falar de cada modelo e indicações para cada tipo de uso:

>>>>Como comprar um iPod shuffle

>>>>Como comprar um iPod nano

>>>>Como comprar um iPod classic

>>>>Como comprar um iPod touch

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail