Home > Dicas

IR: saiba como instalar corretamente o Receitanet Java para Mac

Quem usa os computadores da Apple para enviar a declaração tromba com um dado que complica a instalação do software para o envio; saiba resolver isso

Redação Macworld Brasil

22/04/2009 às 15h37

Foto:

Já fez sua declaração de imposto de renda? Pois muitos usuários de Mac estão tendo dificuldades para instalar o programa Receitanet Java, utilizado para o envio da declaração. Disponível em no site da Receita Federal o arquivo ReceitanetJava2009.01a_setup_mac.command, exige que o usuário utilize linha de comando. Mas esse não é o maior problema, mas sim uma informação incorreta na página da Receita.

Depois de fazer o download, é preciso clicar no arquivo para executá-lo. Só que, na página da Receita há a seguinte explicação: Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando "chmod +x ReceitanetJava2008_01a mac.command" ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado, que está errada (abaixo).

receitaerro2

Página da Receita: site faz referência a arquivo de 2008

Na verdade, a instrução deveria citar o ReceitaneJava2009. Para resolver a questão, faça o download do programa, clique nele duas vezes e abra o Terminal do sistema. Uma vez no terminal, escreva o seguinte texto: chmod +x, após sua identificação de usuário, com espaço (exemplo: Imac-06:~ dsantos$ chmod +x) e arraste o arquivo do Receitanet para dentro do Terminal.

Ficará algo assim: Imac-06:~ dsantos$ chmod +x /Users/dsantos/Desktop/ReceitanetJava2009.01a_setup_mac.command

Pressione Enter. Arraste novamente o arquivo e pressione Enter mais uma vez (veja imagem abaixo). Pronto. O programa será instalado.

terminal300

Terminal do sistema: arraste o arquivo do Receitanet Java para dentro dele para instalar o programa

Siga as instruções que surgirem na tela e o programa será instalado.

receita390

Instalador do programa: nesta etapa é só clicar em avançar

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail