Home > Notícias

Iris é um “Siri” para Android

App tenta replicar o assistente pessoal da Apple, mas ainda não entende bem as perguntas e tropeça nas respostas

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

18/10/2011 às 18h58

Foto:

Não faz nem uma semana que o iPhone 4S e seu "assistente pessoal" Siri estão no mercado e já há tentativas de replicar o recurso em outras plataformas. Um exemplo é o "Iris", da Dexetra, para aparelhos Android.

A idéia é similar à da Apple: você faz uma pergunta (no momento apenas em inglês) e Iris lhe dá uma resposta (também em inglês). Infelizmente, em nossos testes ela nem sempre entendeu a pergunta, ou se entendeu deu uma resposta engraçadinha. Quando pedimos Take me to the airport (Leve-me ao aeroporto) ela respondeu: No, I will take you to my leader (Não, vou te levar ao meu líder). E quando pedimos a previsão do tempo (What is the weather for today?), ela respondeu com um relatório detalhado e inútil sobre o tempo em um aeroporto na Paraíba. Notem que estamos em São Paulo.

iris_android-360px.jpg

Iris: um "Siri" para Android

Ainda assim é impressionante para um programa em versão Alfa que, segundo os desenvolvedores, foi criado em apenas oito horas como fruto de uma "maratona" de programação. O Iris está disponível gratuitamente (por enquanto) no Android Market. Para usá-lo é preciso ter o Google Voice Search instalado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail