Home > Notícias

Itaú testa NFC e outras tecnologias para pagamento móvel

Banco está desenvolvendo tecnologias para mudar a forma como as pessoas efetuam pagamentos. Itaú QR Card e Itaú Mobile Card estão entre as novidades

Da Redação

30/01/2013 às 15h36

Foto:

Em parceria com a Redecard e a MasterCard, o Itaú está desenvolvendo tecnologias que prometem mudar a forma de efetuar pagamentos com cartão, seja ele de débito, crédito ou pré-pago. Itaú QR Card, Itaú Mobile Card, e pagamento com tecnologia NFC são as apostas do banco. As novidades já estão sendo testadas, diz o banco.

Segundo o Itaú, o projeto piloto para a aplicação dessas tecnologias teve início no fim de novembro de 2012 junto a um grupo de pessoas selecionadas pelas empresas envolvidas. Redes de varejo parceiras também fazem parte do projeto. O principal objetivo é gerar aprendizado sobre as tecnologias, capacitar colaboradores internos e avaliar as percepções e necessidades em relação ao apelo e usabilidade das soluções.  

O Itaú QR Card é um aplicativo desenvolvido em parceria com a MasterCard, que permite o pagamento de compras a partir do celular por meio do escaneamento do QR Code, um tipo específico de código de barras. Clientes podem efetuar compras com seu cartão de crédito Itaú Mastercard cadastrado e também definir o endereço de recebimento do produto no momento da compra.

O programa piloto do Itaú QR Card está em andamento com Polishop e Livraria Cultura apenas para compras feitas pela internet e envolve um total de 30 mil clientes Itaú da cidade de São Paulo e região.

Já o Itaú Mobile Card é um aplicativo para smartphones que permite o pagamento de compras via celular. Esse substitui o cartão de plástico. Basta cadastrar o número do cartão no aplicativo e realizar o pagamento via celular. Testes com essa tecnologia começaram no início de 2013, informa o banco.

O pagamento via NFC, diz o Itaú, idealizado em parceria com Redecard, TIM, MasterCard e Gemalto, fornecedora da tecnologia de SIM cards, refere-se a um sistema móvel para pagamento de compras. Com a aproximação de dois dispositivos eletrônicos compatíveis, um no POS Redecard do estabelecimento e outro no smartphone do cliente habilitado com a solução Mobile PayPass da MasterCard. O projeto piloto dessa tecnologia está previsto para o início desse ano e envolverá cem estabelecimentos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail