Home > Notícias

Itens como celular e PC estão entre os bens mais desejados da classe C

Intenção de compra de um celular pela Classe C cresceu de 19% em 2005 para 26% em 2007, revela Observador Brasil 2008.

Por Daniela Braun, editora do IDG Now!

26/03/2008 às 14h15

Foto:

Celulares e microcomputadores e artigos de decoração são os três itens que apresentaram maior crescimento em intenção de compra pelos brasileiros em 2007,  revela o estudo Observador Brasil 2008, divulgado nesta quarta-feira (26/03), sobre o perfil de consumo dos lares brasileiros.

O telefone celular é o quarto item mais desejado pelos brasileiros, atrás de móveis, eletrodomêsticos e lazer/viagem. A intenção de compra de um aparelho cresceu de 19% dos consumidores em 2006, para 24% em 2007. 

Em quinto lugar na lista de consumo dos brasileiros, o computador para casa também apresentou crescimento na intenção de compra de 17% em 2006, para 20%, mostra a pesquisa.

A amostra revela que a representatividade da classe C na população adulta brasileira apresentou um aumento de 12 pontos porcentuais em dois anos - de 34% em 2005 para 46% em 2007.

Já participação das classes A e B caiu três pontos porcentuais no último ano - de 18% em 2006 para 15% em 2007. O mesmo ocorreu com as classes D e E, que representavam 51% da população em 2005 e passaram a representar 39% em 2007.

Nas classes A/B e C, a intenção de compra cresceu por dois anos consecutivos em cinco itens: eletrodomésticos, telefone celular, computador para casa, decoração e propriedades, destaca a pesquisa.

A intenção de compra de um celular pela Classe C cresceu de 19% em 2005 para 26% no ano passado. O computador para casa também apresentou alta na intenção de compra de 18% em 2006 para 25% em 2007.

O estudo encomendado pela financeira Cetelem em parceria com o Instituto de Pesquisas Ipsos, se baseou em uma amostra de 1.500 entrevistas realizadas entre 12 e 21 de dezembro de 2007 em 70 cidades de nove regiões metropolitanas do Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail