Home > Dicas

iTunes 11: saiba quais as principais falhas e como resolver os bugs

Veja quais as maiores reclamações e aprenda a resolver problemas mais simples do update do programa da Apple.

Macworld / EUA

08/12/2012 às 21h14

Foto:

O iTunes 11 foi lançado no último dia de novembro, no limite para atender ao limite anunciado pela Apple de lançar o software naquele mês. Anteriormente, a empresa tinha agendado o lançamento do update para outubro, mas acabou adiando-o por “problemas de engenharia”.

O que a Apple precisava consertar parece ter sido foi resolvido. Isso porque, apesar de haver alguns bugs no iTunes 11 (como em praticamente todos os programas), eles parecem ser poucos e relativamente pequenos – especialmente se considerarmos que o iTunes 11 representa um grande redesenho com novos recursos e alterações de interface. Ao menos foi essa a impressão que tivemos após navegar pelos tópicos de reclamações dos usuários nas Comunidades de Suporte da Apple sobre o iTunes.

As principais reclamações sobre o iTunes 11 não eram sobre algo que não estava funcionando. Em vez disso, eram sobre o que não existe mais no software – recursos adorados do iTunes 10 que sumiram na nova versão.

reviewitunes1104.png

Recursos ausentes

A variedade de recursos ausentes lamentados pelos usuários do iTunes era ampla e profunda. Confira abaixo os principais deles.

Cover Flow: De longe, a reclamação mais frequente foi sobre a perda da visualização Cover Flow para os itens da Biblioteca. Algumas pessoas ficaram tão bravas com essa saída da função que estão querendo fazer o downgrade para o anterior iTunes 10.

Exibir duplicados: O comando Exibir Duplicados (Display Duplicates), localizado no menu de arquivos do iTunes 10, foi deixado de lado no iTunes 11. Ao menos por enquanto, os usuários que gostavam desse recurso para encontrar cópias não-solicitadas terão de encontrar um aplicativo de terceiros para fazer isso. Mas podemos esperar que essa ferramenta volte ao iTunes em um update futuro do software.

Área de capas de discos: No iTunes 10, o canto inferior esquerdo da janela exibia a arte do disco da seleção atual. Essa área era especialmente útil para músicas que não tinham uma capa associada: você podia arrastar sua própria para a arte desejada. Isso tudo acabou no iTunes 11. No entanto, você ainda consegue visualizar uma imagem da arte da capa do item sendo reproduzido no momento na parte superior da janela do iTunes. E, como apontado por Kirk McElhearn em seu site, é possível substituir sua própria ao arrastá-la para a tela ou por meio da aba Arte (Artwork) na janela Informações (Info) do iTunes.

Esses itens não encerram a lista de recursos ausentes no iTunes 11. Outras perdas do update incluem a habilidade de abrir playlists em uma janela separada ou ter o Navegador de Coluna (Column Browser) aparecendo no canto esquerdo da janela do iTunes.

Downgrade?

Se tudo isso te faz sentir saudades do iTunes 10, você pode estar considerando voltar para a versão anterior do software. Caso sim, vários locais na web – incluindo esse tópico das Comunidades de Suporte da Apple (em inglês) ou esse outro parecido, oferecem detalhes sobre como fazer isso. Será preciso mais do que apenas readquirir a versão “antiga” do aplicativo. Você também terá de reativar o arquivo da sua biblioteca anterior do iTunes (que esperamos que ainda exista na pasta Previous iTunes Libraries/Bibliotecas Anteriores do iTunes). Mas fique avisado: o processo é complicado e você pode acabar com problemas do tipo “arquivo não encontrado” nas suas listagens do programa.

Bugs

Apesar de os recursos removidos estarem recebendo mais atenção, também existem alguns bugs que valem ser citados. Confira dois deles abaixo:

AirPlay sumiu: muitos usuários não tem conseguido encontrar o botão/ícone do AirPlay no iTunes 11. Felizmente, esse não é outro caso da Apple eliminando uma função. Em vez disso, é um problema que tem solução. O ícone deveria ficar logo à direita do regulador de volume. Se não o encontrar lá, abra o MiniPlayer (ao clicar no ícone no canto superior direito da janela do iTunes). Quando passar o cursor sobre o MiniPlayer, o ícone do AirPlay deverá aparecer. E o que é melhor: quando voltar a visualização padrão do iTUnes 11, o botão do AirPlay deve estar restaurado ao seu local correto.

Busca lenta: Se você possui uma bibiloteca muito grande no iTunes (provavelmente com um mínimo de 10 mil itens), pode descobrir que usar a caixa de busca no programa tornou-se um processo extremamente lento. Após digitar a primeira letra, é preciso esperar, esperar e esperar...até que possa digitar outra e os resultados começarem a aparecer. Felizmente, é possível acelerar as coisas por meio de uma solução simples.

Clique no ícone de lupa na ponta esquerda da caixa de busca. A partir do menu que aparecer, desmarque a opção “Busca na Biblioteca Inteira” (“Search Entire Library”). Presumindo que você tenha Música selecionada como sua categoria de Biblioteca, o texto cinza “Busca na Biblioteca” (“Search Library”) na caixa deve mudar para Buscar Músicas (“Search Music”). Pronto: agora suas buscas devem ser realizadas em um ritmo extremamente rápido.

Esse processo tem também a vantagem de limitar as buscas apenas à categoria que você selecionou. Por exemplo, se tiver selecionado Filmes (Movies) em vez de Múscias, a busca vai examinar apenas seus itens de filmes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail