Home > Notícias

iTunes 9: o que esperamos ver na nova versão

A Apple deve apresentar o novo software em setembro. Veja quais recursos seriam muito bem-vindos na próxima versão do software de música digital

PC World/EUA

14/08/2009 às 12h13

Foto:

Ao que tudo indica, o lançamento do iTunes 9 deve aconter no próximo mês de setembro. Além das informações que têm surgido, vale lembrar que  o  iTunes 5 foi lançado em setembro de 2005; a versão 6, em setembro de 2006; o iTunes 7, em setembro de 2007; e a versão 8, adivinhem: setembro de 2008. Se depender do calendário, as chances do iTunes 9 não ser lançado em setembro de 2009 são quase nulas.

Com base nos recursos já existentes no iTunes, junto as especulações que surgem a cada dia, a Macworld americana fez uma lista  com as novidades que muitos usuários gostariam de ver na próxima versão do reprodutor de mídias digitais da Apple.

1) Sincronização com pastas
Sempre que um novo arquivo de música ou filme é colocado dentro de alguma pasta no Mac, é preciso copiá-lo para a biblioteca do iTunes, pois ele não faz isso sozinho. Seria interessante que o iTunes reconhecesse automaticamente novos arquivos compatíveis com o tocador e oferecesse a opção para copiar ou mover os novos arquivos para a sua biblioteca.

itunes

iTunes: reconhecimento de arquivos precisa ser aprimorado

2) Desabilitar downloads SD
Quando o download de algum programa de TV ou filme é feito na iTunes Store, o programa baixa duas versões diferentes – uma em alta definição (HD) e outra em baixa definição (SD). A versão SD é usada para vídeos no iPhone ou iPod e para assisti-los com um tamanho menor. A ideia é permitir que o usuário escolha qual versão baixar: HD ou SD, sem a necessidade de ter duas cópias armazenadas no seu Mac.

3) Bibliotecas na rede
É possível guardar sua biblioteca de músicas em outro lugar que não seja o disco rígido, mas não é uma tarefa tão simples. Hoje, com internet banda larga cada vez mais rápida, a Apple poderia oferecer um recurso para salvar bibliotecas do iTunes diretamente na rede.

4) Álbuns
Uma característica bacana do iPhone (e também do iPod touch) é a forma como o usuário interage com os álbuns. Se você estiver ouvindo uma música e quiser ouvir todas as outras do mesmo álbum, basta um toque e pronto. Por que não colocar essa facilidade no iTunes também?

Estes são alguns recursos que Macworld gostaria de ver na próxima versão do iTunes. E você, tem alguma sugestão? Pode enviá-la para nós. As mais interessantes podem ser incluída nesta reportagem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail