Home > Dicas

iTunes: como autorizar novos micros a utilizarem sua conta (ou bloquear o uso)

Chegou ao limite de cinco máquinas com a mesma conta? Vai vender o computador? Não sabe quais máquinas usam seus dados? Saiba como lidar com essas situações

PC World/EUA

08/11/2011 às 19h07

Foto:

A iTunes Store, que começou como uma simples loja de música online, cresceu rapidamente e se tornou um complexo recheado de todos os tipos de conteúdos de entretenimento digital, incluindo aplicativos, livros, programas de TV e filmes. 

Para suportar o aumento exponencial dessa loja, o sistema de licenciamento da Apple permite que os usuários autorizem e compartilhem seus conteúdos adquiridos com até cinco computadores ao mesmo tempo. Gerenciar quais máquinas podem teriar proveitos dos downloads e conectá-las ao seu Apple ID é um procedimento relativamente rápido. 

Autorize seu computador no iTunes

1. Baixe a versão mais recente do iTunes, que seja apropriada para sua máquina (Mac ou PC). Não se esqueça de desabilitar a newsletter da Apple, caso não queira muitos e-mails na sua caixa de entrada. 

2. Clique no menu Loja e vá em Autorizar Este Computador.

3. Na janela seguinte, insira seu Apple ID e a senha e clique em Autorizar. 

4. Depois disso, a máquina estará liberada para utilizar os conteúdos baixados da loja, e uma janela de diálogo irá indicar quantos computadores estão atualmente autorizados a acessar sua conta da Apple. Se você tiver atingido o limite, é hora de desautorizar outra máquina. 

 

desautorizaritunes001.png

Se você ainda estiver abaixo do limite, autorizar uma máquina é tarefa fácil

 

Desautorizar um computador

1. Abra o iTunes no computador que deseja negar o acesso à sua conta.

2. Vá novamente ao menu Loja, só que desta vez selecione a opção Desautorizar Este Computador.

3. A janela irá pedir seus dados. Insira sua Apple ID e senha e vá em Desautorizar. 

Nota: desautorize o computador antes de fazer mudanças significativas de hardware. Caso contrário, o iTunes pode reconhecer o sistema como um novo computador, e isso irá contar no seu limite. 

Se você alcançou o limite de cinco computadores e não consegue se lembrar quais sistemas que foram autorizados, não é preciso se preocupar: o iTunes oferece um método muito eficiente para desautorizar todas as máquinas que estiverem registradas com a sua conta. Isso, porém, só pode ser feito uma vez por ano; depois que todos os computadores foram desligados da conta, o usuário pode registrar novamente os equipamentos que deseja. 

 

Desautorizar todos os Computadores da sua Conta

1. No iTunes, clique em iTunes Store, localizado no painel à esquerda.

2. Depois que a página carregar, clique em Iniciar sessão no topo direito da janela. 

3. Insira seu Apple ID e senha e clique em Iniciar Sessão.

4. Ainda no canto direito superior, onde agora é exibido seu Apple ID, clique para exibir um menu e vá em Account (não estranhe, mas há uma mistura de idiomas). 

5. Em Dados da Conta, na seção Resumo da Apple ID, clique no botão Deauthorize All. Se estiver certo, selecione a opção Deauthorize All Computers, na janela que irá surgir. 

 

desautorizaritunes02.jpg

Fique atento, pois esse procedimento só pode ser feito uma vez por ano

 

Depois disso, a ordem pode novamente reinar no caos do seu iTunes. Aproveite essa liberdade e configure somente as máquinas que realmente precisam utilizar sua conta na iTunes Store. Essas instruções são muito úteis na hora que você for vender seu Mac ou PC, por exemplo. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail