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iTunes é usado em ataque de phishing

E-mail encaminhava usuários do iTunes a falsa página de atualização, exigindo número do cartão de crédito.

Computerworld/EUA

21/05/2008 às 17h01

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Crackers que usam golpes de phishing atacaram usuários da loja de música do iTunes, da Apple, pela primeira vez, de acordo com uma empresa de segurança.

Os usuários começaram a receber mensagens falsas na segunda-feira (19/05), pedindo que corrigissem um problema da conta do iTunes.

Um link da mensagem encaminhava a vítima para uma falsa página de atualização do serviço da Apple, que exigia informações como número do cartão de crédito e código de segurança, número do Seguro Social e nome de solteira da mãe.

O ataque segue o modelo de phishing, segundo o executivo da fabricante de segurança ProofPoint, Andrew Lochart. “Nunca tínhamos visto a Apple ser um alvo”, ele disse.

 “De certa forma, o ataque é quase um elogio”, afirmou Lochart. “Ele indica que os crackers consideram a presença online da Apple relevante.”

Lochart também disse que os crackers provavelmente foram inspirados pela distribuição geográfica e pelo perfil dos usuários do iTunes: “Devem achar que esse público é jovem e menos preocupado com segurança.”
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“Embora os adolescentes tenham crescido em contato com a internet e tenham mais familiaridade com ela do que muitos adultos, eles se expõem mais a riscos e protegem menos sua privacidade”, explicou o executivo.

A URL do link inserido na mensagem de spam é diferente do endereço oficial do domínio do iTunes. “Foi um serviço mal feito”, avaliou Lochart.

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