Home > Dicas

iTunes: como transferir bibliotecas entre computadores e outras dicas

Selecionamos diversas questões dos leitores sobre o software de gerenciamento de mídias da Apple.

Macworld / EUA

28/01/2013 às 18h09

itunes11_43501.jpg
Foto:

Você já se questionou sobre a razão para ter uma pasta chamada iTunes Music e outra iTunes Media no seu computador? Está curioso sobre onde o Column Browser (Navegador de Coluna) foi parar no iTunes 11? E já quis copiar arquivos de músicas de um computador para outro? Veja tudo isso e mais nas nossas dicas sobre iTunes desta semana.

P: Uso o iTunes 11 em um Mac, e minha biblioteca fica um Mac Pro ligado por rede. Em minha pasta do iTunes, tenho um diretório chamado iTunes Music que contém a maioria da minha biblioteca, mas também há uma pasta chamada iTunes Media que traz alguns conteúdos mais recentes. Isso é normal?

Houve uma época em que a pasta com os arquivos da sua biblioteca do iTunes era chamada de iTunes Music. Mas quando a Apple lançou o iTunes 9, em 2009, a companhia mudou o nome da pasta para iTunes Media, para refletir melhor o fato de que ela não armazenava apenas músicas.

Caso o usuário tenha apenas a pasta iTunes Music, o iTunes deve funcionar corretamente, mas no seu caso, de alguma forma ele decidiu criar a pasta mais nova. Se quiser colocar todo seu conteúdo na pasta iTunes Media, pode fazer o procedimento a seguir.

Primeiro, faça backup de todo seu conteúdo, apenas por segurança. Então, selecione Arquivo -> Biblioteca -> Organizar Biblioteca (File -> Library -> Organize Library). Na janela que aparecer, marque a opção Consolidar Arquivos (Consolidate Files), e então clique em OK. O iTunes vai copiar todos os seus arquivos para a pasta correta – iTunes Media – e suas subpastas apropriadas. Caso tenha muito conteúdo, esse processo deve demorar um bom tempo.

Quando a operação terminar, deve ver que sua pasta iTunes Music está vazia, mas caso encontre alguns arquivos lá, verifique a sua pasta iTunes Media para ver se há cópias. Caso não tenha, adicione-as à sua biblioteca.

P: No iTunes 10, costumava haver a coluna Artistas próximas à barra lateral no canto esquerdo da janela, mas ela não aparece mais no iTunes 11. Como faço para ela voltar?

Parece que você está falando do Column Browser (Navegador de Coluna), que, no iTunes 10, podia ser exibido sobre ou à esquerda do conteúdo. Já no iTunes 11, o Column Browser está disponível apenas em determinadas visualizações – Músicas ou de playlists, por exemplo – e apenas no topo da janela.

Você pode visualizar artistas à esquerda ao clicar em Artistas na barra superior do iTunes quando estiver na sua biblioteca de músicas do software.

P: Posso ter mais uma de uma Apple ID? Os iPods dos meus filhos estão ligados à minha conta do iTunes. Eles podem ter seus próprios endereços para videochamadas pelo FaceTime? Atualmente, os aparelhos estão recebendo as mesmas chamadas.

Sim, você pode. Vá em Ajustes -> FaceTime (Settings -> FaceTime) nos dois iPods. Na seção que diz Você pode ser encontrado pelo FaceTime em (You can be reachead by FaceTIme at) toque na sua Apple ID para desmarcá-la. Depois, selecione Adicionar outro e-mail (Add Another Email), e adicione um novo endereço de e-mail. Isso vai substituir a Apple ID, que não ficará mais ativa para esse aparelho.

P: Tenho minha biblioteca do iTunes em um iMac que temo que está pronto para “dar pau” (crash). Qual a maneira mais fácil de movê-la para o meu MacBook Pro?

A maneira mais fácil seria usar um HD externo, caso tenha um. Encontre a pasta iTunes Media no Mac, copie-a para o HD externo, então conecte-o ao MacBook Pro, abra o iTunes e arraste essa pasta para a janela do iTunes.

Caso não tenha um HD externo disponível, o iTunes possui um recurso chamado Compartilhamento Familiar (Home Sharing) que pode fazer exatamente o que você quer, mas de modo muito mais lento. No iTunes, em cada um dos Macs, selecione Arquivo -> Compartilhamento Familiar -> Habilitar Compartilhamento Familiar. Então será pedido para que você digite sua Apple ID nos dois computadores.

Depois, certifique-se que ambos os computadores estão na mesma rede. No iTunes do MacBook Pro, clique no menu pop-up no canto superior esquerdo da janela do iTunes – ou, caso tenha a barra lateral à mostra, procure pela seção Compartilhado/Shared – e selecione o nome da biblioteca do seu iMac. Após a biblioteca carregar, você deve ver Músicas/Music, seguido pelo nome da biblioteca, no menu fonte pop-up, e a Biblioteca de Músicas deve ser selecionada (ou, caso tenha a barra lateral sendo mostrada, verá todas as várias bibliotecas listadas abaixo do ícone Compartilhamento Familiar no seu iMac).

Para selecionar tudo na sua biblioteca, clique em uma faixa e pressione Command+A. Então clique no botão Importar/Import no canto inferior direito da janela do iTunes. Dependendo de quantas músicas você possui, e da velocidade da sua rede, essa transferência pode levar um tempo.

Faça o mesmo para o conteúdo de outras bibliotecas: selecione uma biblioteca no menu pop-up de origem, selecione todo o conteúdo, e então clique em importar.

Quando tiver terminado a transferência com o Compartilhamento Familiar, vai querer copiar outros arquivos pela sua rede. Olhe na pasta do iTunes e copie tudo além da pasta iTunes Media, certificando-se de colocar esses arquivos no mesmo local no MacBook Pro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail