Home > Notícias

IVC cria projeto piloto que irá verificar audiências de sites

Testes do Instituto Verificador de Circulação irão considerar cookies para medir com eficiência apenas usuários únicos de sites.

Lygia de Luca, repórter do IDG Now!

19/03/2009 às 15h35

Foto:

O Instituto Verificador de Circulação (IVC) irá auditar a audiência de sites na internet. O órgão inicia, em abril, teste piloto com cerca de 25 publishers, e pretende lançar o serviço comercialmente a partir de julho. A medição será feita com base nas práticas da Audit Bureau of Circulation (ABC), instituto britânico similar ao IVC, que realiza a auditoria de sites desde 1996.

Para a medição acontecer, os inscritos deverão informar qual ferramenta de análise de audiência usam - Certifica, Google Analytics, Omniture, Predicta ou WebTrends.

Os participantes que escolherem usar o Google Analytics, devem incluir uma “variável na tag da ferramenta de análise, que gera os logs, onde estão os dados sobre os acessos do site”, explica o gerente de web do IVC, João Torres. Esta alteração serve para espelhar os dados do Google para o instituto também analisá-los e poder revisá-los.

Um relatório final é checado pelo IVC, segundo Torres,  “para análise sobre possíveis interferências de robôs,  números IP (Internet Protocol) internos ou spywares, por exemplo”.

A primeira versão do projeto de auditoria da IVC da web brasileira ocorreu em 2000, e a medição considerava apenas o IPs internos. Desta vez, a medição considera cookies para medir usuários únicos. “Acrescentando um cookie, você tem precisão maior para medir o usuário único pelo browser”, explica Torres. A ideia é ajustar o serviço para que ele tenha as condições necessárias até ser público e pago.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail