Home > Notícias

iWork.com serve para compartilhar, mas não editar arquivos online

Com recursos restritos, novo serviço online da Apple permite baixar e comentar textos, planilhas e apresentações feitas com o iWork'09.

Dan Miller, Macworld/EUA

14/01/2009 às 11h51

Foto:

Vamos deixar bem claro desde o começo: o iWork.com (ainda em fase de testes beta) não é uma ferramenta de produtividade e colaboração online como o Google Docs ou Zoho.

Ele serve para compartilhar documentos, planilhas e apresentações feitas no iWork'09, que será lançado no Brasil em fevereiro. Só que as pessoas com quem você compartilha documentos podem apenas visualizar, baixar e comentar - menos editar. Dito isso, o iWork.com é um modo conveniente de compartilhar arquivos do iWork'09, especialmente com quem não tem uma cópia do programa.

Leia também:
>>>Review: Keynote'09
>>>Review: Numbers'09
>>>Review: Pages'09
>>>Galeria de imagens do iWork'09

Como funciona
Cada um dos três aplicativos do iWork'09 - Pages, Numbers e Keynote - tem um botão do iWork.com em suas barras de ferramentas (assim como um item de menu Share via iWork.com). Em qualquer documento, pressione esse botão e o software pede para você digitar o endereço de e-mail das pessoas que você quer compartilhar.

Os endereços vêm dos contatos do Mail. Adicione uma mensagem opcional, e especifique o que quer que as pessoas façam no documentário: download, comentários ou ambos. O botão Advanced permite especificar o formato de arquivo que o iWork envia para o iWork.com: no Numbers, por exemplo, você exporta os dados para Numbers'09, Numbers'08, PDF e Excel.

iworkcom-interna-01
Botão iWork.com inicia o processo de compartilhar arquivos

Clique no botão Share e o upload começa. Ao final do processo, você volta a editar seu documento ou abre ele no iWork.com pelo navegador. Um e-mail será enviado aos participantes da lista de distribuição.

Ao visualizar um documento online, você vê uma opção Add Comment no topo da tela: dá para marcar um trecho do texto e fazer comentários sobre a seleção. Notas podem ser deixadas no documento em geral, e uma barra de navegação mostra miniaturas de cada página. O menu Download oferece as opções de formato de arquivo para download.

iworkcom-interna-02
No iWork.com, você vê os comentários feitos ou adiciona novos.


Como se compara a outros

Já que não existem botões de edição ou outras ferramentas para modificar os textos, planilhas ou apresentações, o iWork.com é mesmo uma ferramenta para visualizar e compartilhar documentos. Também não dá para sincronizar comentários ou notas de volta para o documento original: eles ficam restritos à versão online apenas.

Se você usa o pacote iWork, o iWork.com pode ser um meio conveniente de compartilhar arquivos com quem não tem. Ele pode ser útil também para compartilhar documentos com muitos gráficos online - com fotos, tabelas e outros elementos visuais.

Na maioria das vezes, o iWork.com mostra os documentos do iWork com layout e formatação intactos (menos filmes e animações nas apresentações do Keynote). Se você esperava algo como o Google Docs, você ficará desapontado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail