Home > Dicas

Já ouviu falar em voice phishing?

Prática criminosa pelo telefone ganhou o apelido de ‘vishing’

Andrew Brandt, da PC World / EUA

12/03/2009 às 16h58

Vishing_ilustra150.jpg
Foto:

Vishing_ilustra150.jpgVocê recebe um e-mail ou uma ligação pré-gravada (aparentemente de seu banco) informando que uma grande transação financeira – que você nunca realizou – não foi feita corretamente. A mensagem informa um número para o qual você deve ligar imediatamente para lidar com a situação.

Você disca, e um menu de voz atende, pedindo que digite o número de seu cartão de crédito para que sua ligação seja transferida para um representante da empresa. Os praticantes do ‘vishing’ (de Voice Phishing, ou phishing por voz) pedem que você forneça ainda outros dados, como a data de validade e o código de segurança impresso no verso do cartão.

Se você não perceber que se trata de um golpe, a esta hora, já terá fornecido todas as informações que os criminosos precisam, e o estrago e a dor de cabeça podem ser grandes.

Solução
Se você receber uma ligação ou e-mail parecido com esse, fique com os dois pés atrás. Não ligue para qualquer número informado em uma mensagem ou ligação não solicitada para resolver uma transferência bancária misteriosa. Em vez disso, entre em contato com o número do banco impresso em seu cartão e denuncie a tentativa de ‘vishing’ ao Internet Crime Complaint Center e também à polícia de sua cidade.

Leia também: 
> Falha em browser permite uso de pop-up para ataque de phishing
> Galeria: veja exemplos de phishing scams
> Phishing usa até nome da Polícia Federal para enganar
> Como os browsers lidam com o avanço dos malwares

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail