Home > Notícias

James Cameron vai fazer câmera 3D para NASA explorar Marte

Com equipamentos dotados do recurso de zoom, será possível capturar vídeos sequenciais em 3D da superfície do planeta.

IDG News Service

30/04/2010 às 12h17

Foto:

O diretor James Cameron, de Avatar e Titanic, resolveu ajudar a agência espacial norte-americana Nasa a desenvolver uma câmera 3D para o novo robô que será enviado ao planeta Marte.

A Nasa anunciou este mês que James Cameron, diretor de filmes como Avatar e Titanic, está trabalhando com a Malin Space Science Systems, de San Diego (EUA), para criar uma câmera que, se for finalizada a tempo, será instalada no Mars Science Laboratory rover, que foi apelido de Curiosity - curiosidade em inglês.

No começo deste mês, a Malin apresentou duas câmeras para serem instaladas no mastro principal do robô. Elas são programadas para capturar vídeos coloridos em alta definição da superfície de Marte.

Agora a Nasa está financiando o trabalho da Malin e Cameron para o desenvolvimento de uma alternativa a essas duas câmeras: um aparelho 3D e com lentes de zoom.

“As câmeras fixas farão todo o trabalho que já havia sido planejado. Mas elas não  fornecerão uma visão panorâmica. Com as câmeras zoom, seremos capazes de capturar vídeos sequenciais em 3D da superfície do planeta”, disse Michael Malin, envolvido no projeto.

O trabalho dos engenheiros com Cameron está no começo, de acordo com a Nasa. Para instalar a nova câmera, eles ainda terão que desenhar, montar e fazer uma série de testes antes de repassar para a Nasa no início do próximo ano.

O Curiosity é um robô de tamanho gigante que vai levar máquinas fotográficas, aparelhos de química, sensores ambientais e monitores de radiação para estudar a superfície de Marte. Segundo a Nasa, todos esses instrumentos são projetados para ajudar a comunidade científica a descobrir se já existiu vida no planeta e a se preparar para enviar seres humanos ao planeta vermelho. A previsão inicial era de que o robô saísse em expedição em 2009, mas o lançamento foi adiado devido a problemas financeiros. Agora, deve ser lançado em 2011.

A Nasa tem explorado o planeta com outros dois robôs, o Phoenix Mars Lander e uma sonda.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail