Japão joga no lixo informações de exercícios militares com os EUA

Informações estavam armazenadas em um pendrive, jogado fora por um capitão do exército nipônico. Ministro confirma perda.

https://pcworld.com.br/japao-joga-no-lixo-informacoes-de-exercicios-militares-com-os-eua/
Clique para copiar

O ministro da Defesa japonês confirmou, nesta terça-feira (01/07), que a força de defesa do país perdeu dados importantes sobre exercícios militares realizados no final do ano passado em parceria com os Estados Unidos.

A perda aconteceu logo após outro incidente, considerado ainda mais grave, no qual informações a respeito do sistema de mísseis Aegis foram encontradas em um laptop pertencente a um membro da força de segurança.

No caso mais recente, os dados perdidos estavam em um pen drive que foi levado por um capitão do exército e posteriormente jogado no lixo por ele, conforme afirmou Shigeru Ishiba, ministro da Defesa do Japão.

As informações eram referentes a mapas, em sua maioria feitos por helicópteros e tanques americanos. Apesar de não serem confidenciais, os dados requeriam “cuidados no manuseio e transporte”, conforme publicou o jornal Mainichi Shimbun.

O incidente envolvendo os dados sobre o sistema Aegis resultou na prisão de um oficial da marinha japonesa. O problema aconteceu em um momento delicado para o país, pois seu governo pressionava os Estados Unidos a oferecer mais informações sobre o caça F22A, que estava sendo avaliado para compra.

Os japoneses se desculparam pelo incidente, que, apesar disso, não parece ter sido esquecido pelos americanos. Há cerca de um mês, o embaixador americano no Japão, Thomas Schieffer, afirmou que “os Estados Unidos poderiam fazer mais se os japoneses melhorassem a proteção a dados confidenciais e proprietários”.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site