Home > Notícias

Java é o novo alvo preferido dos criminosos virtuais

Segundo empresa de segurança, infectar PCs por meio desta linguagem é mais fácil se comparado a outras “iscas”.

Redação do IDG Now!

08/11/2010 às 16h25

Foto:

Uma pesquisa da empresa de segurança digital G Data indicou que os aplicativos em Java agora são os alvos preferidos dos criminosos virtuais para disseminar malwares. Com isso, este formato ultrapassa o PDF, que liderava o ranking da companhia desde fevereiro deste ano.

A pesquisa efetuada pela empresa apontou que os crackers têm explorado constantemente as vulnerabilidades em Java para a distribuição de códigos maliciosos. E nos últimos meses, essa prática aumentou de forma exponencial, permitindo que a linguagem ultrapassasse o PDF.

De acordo com a G Data, as brechas presentes no Java oferecem aos crackers muitas possibilidades técnicas de desenvolvimento e distribuição de malwares, sendo que infectar PCs por meio do padrão é consideravelmente mais fácil se comparado a outras “iscas”.  Um exemplo citado pela empresa é o trojan “Java.Exploit.Bytverify.N”, um código localizado em sites hackeados e que usa um app manipulado em Java para infectar um PC através de uma técnica chamada “Drive-by download”.

Para a G Data, os diversos problemas de segurança envolvendo PDFs fizeram com que as empresas de segurança ficassem mais atentas, emitindo diversos alertas aos seus usuários, que ficaram mais conscientizados. Com isso, os crackers migraram deste formato para o Java.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail