Home > Notícias

Java se mantém como a linguagem mais popular, aponta pesquisa

Levantamento realizado pela Tiobe, o Java mantém boa margem sobre a segunda colocada, a C. Veterana Cobol caiu 3 posições.

Redação Computerworld

07/08/2008 às 18h16

Foto:

Java continua tendo a preferência dos desenvolvedores, segundo a pesquisa Tiobe Programming Community, que indica a popularidade das linguagens de programação. Apesar de ter apresentado ligeira queda nos últimos doze meses, o Java mantém boa liderança sobre a segunda colocada C. A pesquisa está disponível na íntegra, em inglês.

O (Visual)Basic está em terceiro lugar, seguido da C++, PHP e Python. Todas estas linguagens permaneceram na mesma posição em que estavam há um ano.

As maiores subidas de ranking foram dadas pela Pascal, que saltou da posição 24 para a 16, e da PowerShell, que não constava na lista em agosto de 2007 e agora ocupa a 15ª posição. Destaque negativo para a linguagem COBOL, que despencou três posições para a 19ª colocação.

Leia mais: 
> Confissões de um programador de Cobol
> Mercado brasileiro sofrerá com falta de desenvolvedores Cobol
> Carreira: profissionais que sabem Cobol são bem remunerados

O ranking feito pela Tiobe, empresa especializada em análise de qualidade de software, é baseado em pesquisas feitas nos principais buscadores de internet (clique aqui e entenda como funciona a pesquisa — em inglês). A lista é atualizada mensalmente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail