Home > Notícias

Jelly Bean supera o Gingerbread e se torna a versão mais popular do Android

Versões 4.1.x e 4.2.x do sistema estão presentes em mais de 37% de todos os aparelhos, segundo novos números divulgados pela Google.

Jon Gold, PCWorld EUA

15/07/2013 às 12h50

Android_GB_ICS_JB-435px.jpg
Foto:

De acordo com novos números publicados pela Google, a versão mais recente do Android, codinome “Jelly Bean”, é agora a mais usada entre os tablets e smartphones equipados com seu sistema operacional.

Segundo a edição desta segunda-feira (15/07) das estatísticas de uso da plataforma, atualizadas a cada 14 dias, as versões 4.1.x e 4.2.x do sistema, juntas, estão presentes em 37.9% de todos os aparelhos, enquanto as versões 2.3.3 a 2.3.7 (codinome “Gingerbread”) somam 34.1%. As proporções são calculadas de acordo com o número de aparelhos visitando a loja Google Play.

Lançado no final de 2010, o Gingerbread há muito tem sido a versão dominante do sistema, apesar do lançamento de sucessores como o Honeycomb (3.x), Ice Cream Sandwich (4.0.x) e Jelly Bean, criando uma substancial fragmentação no sistema operacional.

Esta fragmentação há muito é uma complicação para os desenvolvedores, que precisam se certificar de que seus aplicativos são compatíveis com várias versões diferentes da plataforma. A notícia de que a Jelly Bean superou a Gingerbread está sendo vista como um passo importante na solução deste problema.

Mas há quem acredite que este aparente progresso possa ser resultado de uma mudança na forma como a Google mede o uso de sua plataforma. Ainda assim, as tendências ainda sugerem uma mudança em larga escala rumo a novas versões do Android.

Espera-se que uma nova versão do Jelly Bean, a 4.3, seja lançada até setembro, e que a esperada versão 5.0 (apelidada de “Key Lime Pie”) chegue no final de 2013. Muitos observadores da indústria esperavam o lançamento da Key Lime Pie durante o Google I/O 2013, evento para desenvolvedores que aconteceu entre 15 e 17 de Maio nos EUA.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail