Home > Notícias

Jobs apresenta atualizações de iPods, Apple TV, iOS e iTunes

CEO da companhia anunciou novidades, com novos recursos e correções, durante evento realizado nos Estados Unidos na manhã de hoje, 1/9

Redação Macworld Brasil

01/09/2010 às 15h39

Foto:

O "evento especial" que seria apenas musical acabou trazendo outras novidades, uma vez que o CEO da Apple, Steve Jobs, apresentou ao público a nova linha de iPods, Apple TV, iOS e iTunes da empresa. Macworld Brasil teve cobertura ao vivo do evento em seu site e via Twitter. A seguir, segue um resumo do que melhor aconteceu no evento.

Vamos começar pelos donos da festa. Nesta tarde, foram apresentados novos modelos dos iPods Touch, Nano e Shuffle - apenas o Classic foi deixado de fora (mas ele continua à venda na Apple Store Online junto com seus "novos irmãos"). Todos os novos modelos do iPod estarão disponíveis para
venda a partir da próxima semana nos Estados Unidos, segundo Steve
Jobs, CEO da companhia. Além disso, os novos modelos Shuffle e Nano já estão em pré-venda na loja online da Apple no Brasil, enquanto o Touch possui a previsão de chegada "em breve".

Mais fino, o Touch terá várias características do iPhone 4, como câmera frontal, suporte para
videochamadas via Wi-Fi por meio da plataforma FaceTime (por isso
ganhou também um microfone embutido), tela Retina de alta resolução e
chip A4 (mesmo do iPhone 4 e do iPad). Com as mesmas capacidades de
armazenamento do anterior, o novo Touch virá com o iOS 4.1 e terá os
seguintes preços no Brasil: 749 reais (8GB), 999 reais (32 GB) e 1299 reais (64 GB), mas ainda não pode ser "pré-comprado" no site da Apple, tendo um aviso que chegará "em breve" à loja virtual.

As maiores mudanças, no entanto, podem ser observadas no Nano, que agora é multitouch (tela sensível a toque) e mais compacto, sendo 46% menor e 42% mais leve do que sua versão anterior. Ele tem um formato quadrado, parecido com o Shuffle, tendo perdido a tradicional roda click wheel e estando disponível em sete cores (incluindo vermelho). Com 29 idiomas, o novo aparelho traz botões de volume, recursos VoiceOver e Nike+, rádio FM e pedômetro. Segundo Jobs, sua bateria terá duração de 24 horas de playback (reprodução). Já disponível para pré-compra no site da Apple Brasil, o novo Nano custa 549 reais (8GB) e 649 (16GB), sendo que o prazo é de envio entre uma e duas semanas.

applemusic9.jpg

Jobs durante apresentação da nova linha iPods em evento realizado hoje, 1/9, em São Francisco, nos EUA

E o Shuffle, por sua vez, voltou às raízes, retornando ao formato quadrado e trazendo de volta a tradicional click wheel. Além disso, o aparelho traz recursos como VoiceOver e habilidade de criar Playlists. Ele vem em cinco cores: azul, verde, dourado, rosa e prata. O novo Shuffle possui apenas um modelo disponível agora, com capacidade para 2GB, que também já está em pré-venda na loja onlina da Apple no País, por 229 reais (nos EUA sai por 49 dólares), com prazo de uma semana para envio.

Apple TV

Outro rumor há muito tempo comentado era sobre a nova Apple TV, que realmente foi apresentado totalmente renovada, mas com o mesmo nome.  O novo modelo será preto e, com menos da metade do tamanho do antecessor, cabe na palma da mão. Custando 99 dólares nos EUA, a nova AppleTV terá porta HDMI, Ethernet e conexão Wi-Fi 802.11n. Além disso, não haverá mais compra ou armazenamento de dados, tudo será feito por aluguel via streaming. As emissoras norte-americanas ABC e Fox já disponibilizarão conteúdos para a nova geração da AppleTV. Seriados em alta definição custarão 99 centavos de dólar cada, enquanto filmes em alta definição custarão 4,99 dólares cada. Também será possível visualizar fotos, músicas ou vídeos de um computador conectado a rede.

appletv1.jpg

Na palma da mão: com transmissão apenas via streaming, nova Apple TV é menor em relação ao modelo anterior

 

iTunes é 10

Como esperado, a Apple atualizou o iTunes, que agora chega à versão 10 trazendo um novo logo e uma espécie de rede social musical própria, chamada Ping. "A maioria dos usuários está sempre perguntando 'o que meus amigos estão ouvindo? A que shows eles vão? Como posso compartilhar isso com meus eles?'" declarou Jobs. O Ping promete ser um encontro entre  o Facebook, o Twitter e o iTunes, uma espécie de rede social para música.

Novos iOS

Além disso, Jobs apresentou o aguardado update do sistema operacional móvel da Apple: o iOS 4.1, que traz recursos novos e correções para os os alardeados problemas com bluetooth, com o sensor de proximidade do iPhone 4 e a lentidão do iPhone 3G ao rodar o agora antigo iOS 4.

Outras melhorias e novidades da nova versão do sistema incluem a habilidade de fazer upload de vídeos em alta definição (HD) via Wi-Fi, um game center que permitirá que se desafie amigos para disputas, aluguel de programas de TV e suporte para fotos HDR (high dinamic range), que permitirá que sejam tiradas três fotos ao mesmo tempo no iPhone: uma normal, uma superexposta e uma subexposta.

Segundo Jobs, o iOS 4.1 estará disponível para download gratuito na semana que vem para iPhone e iPod Touch.

E nem bem foi anunciada a versão 4.1, Jobs já exibiu uma versão demo do iOS 4.2, que será focada no iPad. Entre os recursos do iOS 4 que chegarão ao tablet por meio do 4.2 estão multitarefa, pastas, gamecenter e impressão wireless. De acordo com o CEO da Apple, o iOS 4.2 será lançado até o final deste ano.alardeados problemas com bluetooth, com o sensor de proximidade do iPhone 4 e a lentidão do iPhone 3G ao rodar o agora antigo iOS 4.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail